Seleção nórdica venceu por 2-1 num encontro com substituições ilimitadas.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa feminina de futebol perdeu por 2-1 com a sua congénere da Noruega, num embate não oficial e com substituições ilimitadas, disputado à porta fechada em Auckland, na Nova Zelândia.
No Mangere Centre Park, a formação das quinas até marcou primeiro, pela avançada Telma Encarnação, mas as nórdicas, campeãs mundiais em 1995, deram a volta ao encontro, num embate que estava empatado a um golo ao intervalo.
O selecionador luso, Francisco Neto, utilizou quase todas as jogadoras, sendo que a principal novidade foi a ausência da capitã Dolores Silva, que ficou de fora em gestão de esforço.
Por seu lado, também não foram utilizadas as três jogadoras que têm estado a trabalhar à parte do grupo, Kika Nazareth, que se lesionou em 1 de julho, no particular no reduto da campeã europeia Inglaterra (0-0), Sílvia Rebelo e Fátima Pinto.
De resto, o selecionador luso aproveitou este jogo-treino, que teve a duração normal, ainda que com várias paragens, para observar as restantes 19 eleitas, sendo que também foram utilizadas Maria Alaçoa e Alícia Correia, que estão a treinar com a equipa, mas não figuram entre as 23 eleitas para o Mundial'2023.
No final do embate, no qual várias jogadoras entraram depois de já terem sido substituídas, as duas equipas estiveram a treinar a marcação de grandes penalidades.
A formação das quinas prossegue a preparação para o Mundial'2023 na segunda-feira, com um treino aberto, à imprensa e à comunidade, que está previsto para as 10h30 locais (23h30 em Portugal continental), estando o horário ainda por confirmar.
Portugal tem estreia no Mundial marcada para dentro de uma semana, em 23 de julho, pelas 08h30, em Dunedin, face aos Países Baixos, as atuais vice-campeãs mundiais, em encontro da primeira jornada do Grupo E.
Depois do embate com as neerlandesas, a seleção lusa enfrenta o também estreante Vietname, em Hamilton, em 27 de julho, também pelas 08h30, fechando o Grupo E face aos Estados Unidos, as vencedoras dos últimos dois Mundiais, em Auckland, em 1 de agosto, às 08h00.
Por seu lado, a Noruega vai ter a honra de participar no jogo de abertura do Mundial'2023, ao defrontar na quinta-feira (20 de julho) a anfitriã Nova Zelândia, num embate marcado para as 08h00, no Eden Park, em Auckland.
A nona edição do Mundial feminino de futebol realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.
16701117