Portugal perde com Países Baixos em jogo particular marcado pela lesão de Kika Nazareth

Kika Nazareth lesionou-se
LUSA
Países Baixos vencem seleção portuguesa feminina em jogo particular
Os Países Baixos venceram esta sexta-feira Portugal, por 2-1, em Braga, num jogo de preparação para a fase de qualificação europeia para o Mundial'2027 feminino, que começa em março de 2026.
Chasity Grant, aos 21, e Lynn Wilms, dois minutos depois, marcaram os golos da seleção laranja, campeã da Europa em 2017, enquanto Andreia Faria, ainda na primeira parte, aos 42, já depois de Kika Nazareth ter saído lesionada, reduziu para a seleção portuguesa.
Portugal vai disputar novo jogo particular frente ao Brasil, nove vezes vencedor da Copa América, incluindo as últimas cinco, no Estádio Municipal de Aveiro, na terça-feira, às 19:45.
Leia também As datas e os horários dos jogos das rondas 14, 15, 16 e 17 da I Liga
Portugal desinibido perde com Países Baixos, mas faz bom teste
Portugal deixou hoje uma boa imagem, superiorizando-se em muitos momentos, apesar da derrota com os Países Baixos por 2-1, num jogo particular de futebol realizado em Braga, de preparação para a qualificação para o Mundial'2027 feminino.
Num jogo com todos os golos marcados na primeira parte, Chasity Grant colocou as neerlandesas na frente, aos 21 minutos, e Lynn Wilms ampliou a vantagem logo a seguir, aos 23. Andreia Faria ainda reduziu antes do intervalo, aos 42, e o resultado manteve-se até ao final.
Após o duplo confronto com os Estados Unidos, em outubro, que se saldou por um histórico triunfo (2-1) e uma derrota (3-1) no terreno das norte-americanas, atuais campeãs olímpicas, Portugal defrontou outro forte adversário, 11.º do ranking feminino da FIFA (as lusas ocupam o 23.º lugar) e sexta melhor seleção europeia.
Apesar da derrota e do maior poderio neerlandês, Portugal bateu-se bem e podia mesmo ter chegado ao empate, tendo-lhe pertencido o domínio em praticamente toda a segunda parte.
A equipa orientada por Francisco Neto entrou desinibida e, logo aos quatro minutos, após boa recuperação da Catarina Amado, Telma Encarnação rematou de pronto, mas a guardiã neerlandesa mostrou atenção.
Os Países Baixos imprimiam maior velocidade e, já depois de uma ameaça que chegou a terminar dentro da baliza, mas invalidada por fora de jogo, chegaram ao golo, com Chasity Grant a concluir uma boa jogada pelo lado direito neerlandês e com a defesa portuguesa a ser muito lenta na reação (21).
Dois minutos depois, as neerlandesas insistiram agora pelo lado esquerdo do seu ataque e beneficiaram de um corte infeliz de Diana Gomes que colocou a bola em excelente posição para Wilms fazer o segundo golo dos Países Baixos.
Telma Encarnação foi a jogadora mais perigosa de Portugal e depois de um remate à figura de Kop (27), tentou um "chapéu" quase do meio-campo, mas a guarda-redes contrária controlou bem o lance (32).
Contrariedade para Francisco Neto foi a lesão de Kika Nazareth, que saiu aos 37 minutos, após um toque de uma adversária, tendo entrado para o seu lugar Andreia Jacinto.
Portugal chegaria ao golo aos 42 minutos, com Beatriz Fonseca a tirar um cruzamento "açucarado" da direita e Andreia Faria a surgir no "coração" da área e a cabecear de forma certeira.
Leuchter ainda esteve perto de um grande golo na conversão de um livre direto, mas o remate saiu ligeiramente ao lado (45+2).
Já no segundo tempo, Telma Encarnação quase empatou para Portugal, mas a guarda-redes neerlandesa fez uma enorme defesa ao seu cabeceamento, após canto da direita (57).
Os treinadores começaram a fazer várias substituições, o jogo caiu de ritmo e as situações de perigo foram rareando.
Ainda assim, Patrícia Morais, que cumpriu a 100.ª internacionalização, mostrou atenção num livre traiçoeiro (66) e, na outra baliza, Kop teve de se empenhar para defender um remate de Dolores Silva que ainda embateu numa defesa (77).
A melhor ocasião seria mesmo para Portugal, mas Jéssica Silva, após bom trabalho individual, atirou por cima, gorando a igualdade (86).
Portugal realiza o segundo jogo particular deste estágio na terça-feira, em Aveiro, diante do Brasil, fazendo parte da fase de preparação que antecede a qualificação para o Mundial de 2027, que se inicia em março de 2026.
Jogo no Estádio Municipal de Braga.
Portugal - Países Baixos, 1-2.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadoras:
0-1, Chasity Grant, 21 minutos.
0-2, Lynn Wilms, 23.
1-2, Andreia Faria, 42.
Equipas:
- Portugal: Patrícia Morais, Beatriz Fonseca (Lúcia Alves, 61), Diana Gomes, Carole Costa, Catarina Amado, Dolores Silva, Tatiana Pinto (Fátima Pinto, 61), Kika Nazareth (Andreia Jacinto, 39), Andreia Faria (Érica Cancelinha, 79), Ana Capeta (Carolina Santiago, 79) e Telma Encarnação (Jéssica Silva, 61).
(Suplentes: Inês Pereira, Sierra Cota-Yarde, Lúcia Alves, Érica Cancelinha, Bárbara Lopes, Andreia Jacinto, Maria Alagoa, Carolina Santiago, Jéssica Silva, Fátima Pinto, Marisa Correia, Carolina Correia, Inês Meninas e Raquel Ferreira).
Treinador: Francisco Neto.
- Países Baixos: Lise Kop, Lynn Wilms (Veerle Buuman, 62), Ilse Zanden (Caitlin Dijkstra, 62), Dominique Janssen (Lieske Carleer, 62), Kerstin Casparij, Damaris Egurrola, Wiieke Kaptein (Lynn Groenewegen, 84), Ella Peddemors, Victoria Pelova (Nina Nijstad, 62), Chasity Grant (Danique Tolhoek, 84) e Romee Leuchter.
(Suplentes: Danielle de Jong, Regina van Eijk, Caitlin Dijkstra, Veerle Buuman, Marisa Olislagers, Nina Nijstad, Lynn Groenewegen, Danique Tolhoek, Lieske Carleer, Jackie Groenen e Kayleigh van Dooren).
Treinador: Arjan Veurink.
Árbitro: Laura Maurício (Suíça).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Ella Peddemors (88).
Assistência: cerca de 5.000 espectadores.


