Portugal perde com Espanha na qualificação para o Euro'2026 feminino de sub-17

FPF
A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-17, já qualificada para a próxima ronda de acesso ao Europeu, fechou esta terça-feira o Grupo A1 com uma derrota por 2-0 frente à Espanha, terminando a poule no segundo lugar
Numa partida em que ficou evidente a maior maturidade da equipa espanhola, os dois golos na Cidade do Futebol, em Oeiras, surgiram ainda na primeira parte, por intermédio de Rocio Elaine (5) e Laia Cabetas (42).
Com este resultado, Portugal acaba em segundo lugar do Grupo A1 de apuramento para a Campeonato da Europa de sub-17, com seis pontos, depois de ter vencido Hungria e Bulgária, o que lhe já lhe tinha garantido uma vaga na Ronda de Elite. Já a Espanha, com três vitórias, fez os nove pontos possíveis e conquista o primeiro lugar desta primeira fase de qualificação.
Da mesma forma, a Hungria qualificou-se para a Ronda de Elite, ao arrecadar o terceiro posto, com três pontos, face ao triunfo sobre a Bulgária, última colocada e a única que não seguiu em frente.

O jogo começou com a Espanha mais pressionante e o golo inaugural surgiu cedo, resultado dessa postura mais ofensiva das espanholas, numa jogada individual de Rocio Elaine, que ludibriou por completo a defesa portuguesa.
Portugal procurou responder de imediato, mas sem conseguir rematar à baliza de Antia Veiga, sendo que a melhor oportunidade surgiu aos 23 minutos, na marcação de um livre direto, em que Matilde Matos fez a bola passar perto do poste.
Já à beira do intervalo, as espanholas aumentaram por 2-0, na sequência de um lance de bola parada em que, no meio da confusão, Laia Cabetas foi mais lesta e dobrou a vantagem das visitantes.
Na segunda parte, Portugal procurou desde cedo dar outra imagem e voltar a entrar no jogo, com Catarina Santiago e Victória Francisco, isolada, a disporem das melhores ocasiões de golo.
Com a questão do apuramento resolvida e o jogo controlado, a Espanha adotou uma postura mais expectante, mas Portugal continuou sem criar perigo, mesmo depois da expulsão de Maddi Martín com vermelho direto.
Jogo no relvado n.º 1 da Cidade do Futebol, em Oeiras.
Portugal - Espanha, 0-2.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Rocio Elaine, 05 minutos.
0-2, Laia Cabetas, 42.
Equipas:
- Portugal: Sara Macedo, Íris Fernandes, Laura Rilhó, Raquel Vitorino, Constança Coelho, Madalena Loução, Ona Gama (Bruna Aguiar, 55), Matilde Matos, Catarina Santiago (Rosa Fontes, 55), Victória Francisco e Fabiana Branco (Matilde Sá, 65).
(Suplentes: Leonor Serralheiro, Rosa Fontes, Francisca Fernandes, Carolina Delgado, Bruna Aguiar, Maria Oliveira, Leonor Silva e Matilde Sá).
Treinador: Beatriz Teixeira.
- Espanha: Antia Veiga, Maddi Martín, Abril Díaz, Abril Rius, Iraia Fernández, Laia Cabetas (Avril Serrano, 61), Vera Molina, Carolina Ferrera (Ivet Franch, 79), Maria Aymerich, Rocio Elaine (Maria Rius, 68) e Carlota Charcón.
(Suplentes: Goiatz Ferráz, Maialen Valladares, Avril Serrano, Ivet Franch, Lidia Gibert, Candela Rodríguez, Carla Rey, Angela Gálvez e Maria Rius).
Treinador: Milagros Martínez.
Árbitro: Elrini Pinglou (Gre).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruna Aguiar (61), Matilde Matos (75), María Rius (83), Carlota Chacón (83) e María Aymerich (87). Cartão vermelho direto para Maddi Martín (76).
Assistência: Cerca de 150 espectadores.
Beatriz Teixeira (selecionadora nacional): "Já esperávamos que este jogo fosse de um nível de dificuldade superior. Foi um jogo em que apresentámos uma equipa bem organizada, ousada, com coragem, para querer olhar nos olhos da Espanha, jogar o jogo pelo jogo, porque não tínhamos nada a perder e para ficar em primeiro lugar só a vitória nos interessava. Estes jogos permitem-nos validar o nosso trabalho. Tivemos 10 treinos para preparar esta ronda e são estes desafios que nos fazem crescer e pôr à prova o trabalho que foi feito. O jogo definiu-se nos detalhes, a Espanha ganhou mais duelos e isso resultou nos dois golos sofridos. Na segunda parte, crescemos no jogo, mas faltou alguma tranquilidade e maturidade para conseguir marcar. Fazemos um balanço muito positivo desta qualificação. Tivemos quatro estágios preparatórios que nos permitiram criar a nossa equipa passo a passo e ter hoje uma organização mais consolidada em todos os momentos de jogo. Ambicionávamos conquistar o primeiro lugar, estar no pote 1, e temos equipa para isso. Temos dois estágios para a segunda ronda de qualificação, em que só se apura o primeiro lugar, e esta ronda deixa indicadores de que esta equipa tem competência e qualidade para alcançar esse primeiro lugar".

