No Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, estiveram 11 055 espectadores, que estabeleceram o novo recorde de assistência em jogos da Seleção feminina.
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de futebol feminino empatou, a uma bola, com o País de Gales, num duelo de preparação para o Campeonato do Mundo deste ano, que decorrerá na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.
Com 11 055 espectadores no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, novo recorde de público em jogos da Seleção feminina, a equipa das Quinas, que apresentou um onze totalmente renovado em relação ao último embate, com o Japão, dispôs da melhor oportunidade da primeira parte à passagem dos 21 minutos, quando Ana Rute, do meio da rua, disparou ao travessão. Logo a seguir, após um alívio de Patrícia Morais, Telma Encarnação conseguiu isolar-se. Porém, a central Gemma Evans, com um corte providencial, evitou males maiores. Aos 31" e 34", já depois de Lúcia Alves ter saído lesionada, Carolina Mendes também deixou o aviso, mas sem consequências para as visitantes.
A abrir o segundo tempo, Portugal colocou-se em vantagem: Kika Nazareth assistiu Telma Encarnação, a avançado do Marítimo fletiu da direita para o meio e, à entrada da área, rematou cruzado, de pé esquerdo, para o fundo das redes de Olivia Clark. No entanto, o conjunto às ordens de Gemma Grainger começou a crescer no encontro e, aos 73", Rachel Rowe, com um belíssimo golo, restabeleceu a igualdade na sequência de uma bola parada, um dos pontos a melhorar do lado português. Até ao apito final, a formação lusa ainda tentou um derradeiro assalto à baliza galesa para alcançar o triunfo - através de Vanessa Marques, aos 85", e Ana Dias, já em período de compensação -, mas o resultado não sofreu alterações. O desafio ficou também marcado pelo facto de Tatiana Pinto e Jéssica Silva terem atingido as 100 internacionalizações A.
Até ao Mundial, a equipa de Francisco Neto, que possui um vasto leque de opções para todas as posições, terá de continuar a evoluir, sobretudo na gestão do jogo quando se encontra na frente do marcador. Só assim poderá superar os favoritos Estados Unidos e Países Baixos no Grupo E e seguir para os oitavos de final.
Ficha de jogo:
Portugal - 1
País de Gales - 1
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Árbitro: Deborah Anex (Suíça)
Portugal - Patrícia Morais; Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Diana Gomes e Lúcia Alves (Ana Borges, 30"); Fátima Pinto, Andreia Norton (Vanessa Marques, 67"), Ana Rute (Tatiana Pinto, 57") e Kika Nazareth (Diana Silva, 73"); Carolina Mendes (Jéssica Silva, 57") e Telma Encarnação (Ana Dias, 67")
Treinador: Francisco Neto
País de Gales - Olivia Clark; Rhiannon Roberts, Hayley Ladd, Gemma Evans e Esther Morgan; Ceri Holland, Sophie Ingle, Angharad James e Rachel Rowe (Ffion Morgan, 86"); Jess Fishlock e Hannah Cain
Treinadora: Gemma Grainger
Golos: Telma Encarnação (50") e Rachel Rowe (73")
Cartões amarelos: Sophie Ingle (41" e 90+4") e Fátima Pinto (89")
Cartões vermelhos: Sophie Ingle (90+4")
16160460