A equipa das Quinas, que só sabe vencer desde a participação no Europeu de Inglaterra, somou a sexta vitória consecutiva.
Corpo do artigo
A Seleção Nacional de futebol feminino venceu a Costa Rica, 37ª classificada no ranking da FIFA, por 1-0, no segundo jogo de preparação para a final do play-off intercontinental de acesso ao Mundial"2023, e, desta forma, estabeleceu um novo recorde: seis triunfos consecutivos.
No Complexo Desportivo do FC Alverca, a formação orientada por Francisco Neto apresentou-se com seis alterações no onze inicial relativamente ao confronto com o Haiti (goleada por 5-0) e criou a primeira situação de perigo à passagem do quarto de hora inaugural do desafio, quando Ana Borges cruzou da direita e Jéssica Silva não conseguiu desviar para o fundo da baliza de Priscilla Tapia Castillo.
Aos 29", a turma costa-riquenha, que já está apurada para o Campeonato do Mundo do próximo ano, respondeu e Rute Costa brilhou entre os postes. Com três intervenções sensacionais na mesma jogada, a guardiã do Benfica evitou que Cristín Granados, Raquel Rodríguez e Priscila Chinchilla festejassem.
A caminho do intervalo, ao minuto 38, Jéssica Silva ultrapassou três adversárias e serviu Kika Nazareth, que, em boa posição, já dentro da área, disparou ao lado. Volvidos poucos segundos, a jovem criativa dispôs de uma nova oportunidade, mas viu Mariana Benavides negar-lhe a tentativa de marcar de calcanhar.
No segundo tempo, Portugal entrou mais intenso, aumentou a velocidade na circulação de bola, criou vários calafrios à defensiva visitante e alcançou o golo da vitória aos 82 minutos. Depois de ter deixado o aviso aos 73", Jéssica Silva atirou a contar e chegou ao 13º tento com a camisola das Quinas. Até ao fim, destaque para a estreia de Bruna Lourenço (a central do Sporting, de 23 anos, foi lançada aos 87").
Daqui a, sensivelmente, três meses, a 22 de fevereiro, na cidade neozelandesa de Hamilton, o conjunto luso vai defrontar Tailândia ou Camarões para, pela primeira vez, tentar marcar presença na fase final de um Mundial.