Guarda-redes Bárbara Marques renovou com a equipa feminina do FC Porto após ter sofrido uma lesão grave num joelho em setembro de 2024, logo na estreia
Corpo do artigo
Um dia depois de Joana Ferreira, Bárbara Marques tornou-se na oitava renovação contratual da equipa feminina do FC Porto, campeã da III Divisão, após ter sofrido uma lesão grave no joelho esquerdo em setembro de 2024, frente ao Marco 09, logo na estreia com a camisola azul e branca.
A guarda-redes de 24 anos, formada na Dragon Force e vencedora de um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga pelo Braga, passou ainda pelo Valadares Gaia e V. Guimarães antes de regressar à Invicta e, apesar do contratempo da lesão, diz-se pronta para “recomeçar” em 2025/26.
Confira as declarações da guardiã aos meios do FC Porto após renovar:
Renovação: “É um sentimento muito positivo e muito feliz. É mais um momento único. Parece contraditório, mas sinto que estou a recomeçar.”
Lesão no joelho: “Não foi positivo de todo, mas a partir do momento em que aconteceu, deixei as lamentações de parte e voltei o foco para o trabalho sem pensar no futuro, passo a passo e com calma. São ossos do ofício. Temos de lidar com isso, infelizmente.”
Apoio após lesão: “Costumo dizer que tive sorte dentro do azar por sentir tanto apoio por parte das minhas colegas de equipa, do treinador e de toda a estrutura. Foi um período muito complicado, mas tornou-se mais fácil com toda esta ajuda. Sou muito grata por tudo o que se passou esta época e pela forma como me ajudaram a recuperar.”
Período fora dos relvados: “É um sentimento um bocadinho contraditório. Uma pessoa fica sempre muito feliz, porque não deixa de fazer parte da equipa e das conquistas, mas gostava de ter estado mais perto. Infelizmente, uma pessoa não controla as lesões, por isso agora é continuar a trabalhar e, se Deus quiser, vou chegar lá.”
Significado da renovação: “A renovação deixa-me muito segura em relação ao meu trabalho e faz-me querer trabalhar ainda mais todos os dias. Sei que tenho o apoio da estrutura e que posso vir a ser uma peça-chave no clube.”
Responsabilidade aumenta: “A pressão está presente em todos os momentos. Senti-a no início da época, no primeiro treino, no primeiro jogo amigável, no primeiro jogo oficial e também na lesão. Desde o momento em que me lesionei, comecei a trabalhar para voltar. A pressão vive connosco todos os dias no FC Porto, mas temos de saber controlar e saber jogar com isso também.”
Cada vez mais perto do regresso: “Sinto-me bem, estou muito feliz com a minha recuperação e com todos os passos que dei até aqui. Estou a integrar os trabalhos aos bocadinhos e este é mais um passo rumo à recuperação total.”
Objetivos para 2025/26: “Espero já poder integrar o plantel na próxima época e o mais rápido possível, como é óbvio. Os nossos objetivos para a próxima temporada são os mesmos: a subida e o campeonato. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para chegarmos lá.”
Mensagem aos adeptos: “Podem esperar muito trabalho e muita dedicação ao clube. Venham ver!”.