"O FC Porto ajudou-me a perceber o que se passa comigo após anos de sofrimento"
Jassie Vasconcelos, reforço do FC Porto, acaba a carreira
Corpo do artigo
Jassie Vasconcelos, que no verão assinou pelo FC Porto, anunciou hoje que termina a carreira, num discurso emocionado e revelador no qual aborda problemas de saúde mental, em particular ansiedade e ataques de pânico. A jogadora agradeceu ao FC Porto por ajudá-la a perceber a situação e a priorizar o seu bem-estar como pessoa.
"Hoje despeço-me do grande amor da minha vida, tu futebol!
Deste-me muito mais do que alguma vez te pedi, deste-me tudo o que tenho hoje.
Durante anos, desenvolvi uma doença que não me permite mais competir ao mais alto nível e por isso, despeço-me do futebol. Nunca quis ser uma jogadora que jogasse muito após os meus 31 anos, sempre tive planos e sonhos a cumprir.
Mas foram dores horríveis durante anos, noites mal dormidas, ansiedade, ataques de pânico durante jogos, no top disso tudo sentia um peso enorme de ter que fazer bem e melhor do que a última vez, imposto por mim mesma. Sinto que finalmente posso descansar e recuperar de tudo o que preciso para que tenha melhor qualidade de vida no futuro.
'Tudo o que fiz foi por amor', tão cliché, mas foi mesmo, tudo o que fiz foi por amor a algo que nunca vou conseguir explicar.
Mas graças ao futebol conquistei muitas amizades maravilhosas e pessoas que significam amor e casa para mim.
Ao Porto serei grata por antes de me ver como jogadora, viu-me como pessoa e ajudou-me a perceber o que se passa comigo após anos de sofrimento.
O Porto foi sempre um sonho de criança! Mas, prefiro encher o coração com amor, positividade e alegria por ter tido a oportunidade de viver os melhores momentos como jogadora de futebol no melhor clube do mundo.
As pessoas que me acompanham nesta aventura, um grande obrigado por todo o apoio. Dizer também que foi um prazer enorme poder contribuir para o futebol feminino no meu país.
Sinto que estou no sítio certo à hora certa e isso é, meio caminho andado para onde quero chegar.
Com muito amor, Jassie Vasconcelos"