Na visita à congénere de Malta, a Seleção Nacional de futebol feminino somou a quarta vitória consecutiva. Em 2024, contabiliza 13 golos marcados e apenas dois sofridos.
Corpo do artigo
Depois de ter terminado no quarto e último lugar do Grupo A2 da primeira edição da Liga das Nações de futebol feminino e, consequentemente, ter sido despromovida ao nível B da competição, a Seleção Nacional entrou em grande estilo em 2024.
No novo ano, as Navegadoras só sabem o que é vencer e, esta terça-feira, no sintético do Centenary Stadium, na cidade de Ta' Qali, somaram o quarto triunfo seguido, derrotando a congénere de Malta por 0-2, com golos de Carole Costa – na conversão de um penálti – e Ana Capeta – após assistência de Jéssica Silva.
Antes, a formação orientada por Francisco Neto tinha levado a melhor sobre a Chéquia (3-1), a Coreia do Sul (5-1) – ambos encontros de preparação – e a Bósnia e Herzegovina (3-0) – no primeiro desafio de qualificação para o Campeonato da Europa do próximo ano, que se realizará na Suíça.
Com o objetivo de chegar ao Euro’2025 e alcançar a terceira presença consecutiva na fase final da prova continental – disputou o Euro’2017 nos Países Baixos e o Euro’2022 em Inglaterra –, Portugal tem todas as condições para, durante esta fase de apuramento, bater o seu melhor registo de vitórias sucessivas – oito, conseguidas entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, no trajeto glorioso que levou a equipa das Quinas até à participação histórica e inédita no Mundial da Austrália e da Nova Zelândia.
Neste momento, o conjunto luso lidera, de forma isolada, o Grupo B3, com seis pontos. A Irlanda do Norte ocupa o segundo lugar (quatro pontos), enquanto Malta está na terceira posição (um ponto). A Bósnia e Herzegovina encerra a tabela, ainda sem pontuar.