Internacional canadiana ruma ao Portland Thorns, dos Estados Unidos, a título definitivo
Corpo do artigo
A equipa feminina do Benfica anunciou esta quarta-feira a transferência em definitivo de Marie Alidou para o Portland Thorns, dos Estados Unidos, com a internacional canadiana, de 29 anos, a deixar as águias ao fim de duas épocas e quatro dias depois de ter marcado na vitória no dérbi contra o Sporting (3-2), nos quartos de final da Taça de Portugal.
“O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a acordo com o Portland Thorns FC para a transferência a título definitivo de Marie Yasmine-Alidou. (…) A futebolista fica associada ao histórico pleno de conquistas nacionais da época passada (2023/24). Ao serviço do Benfica, averbou ao seu palmarés pessoal um Campeonato, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e duas Taças da Liga”, referiu o Benfica, em comunicado.
A canadiana pode ainda juntar a este palmarés novo título nacional, com o Benfica a quatro pontos do pentacampeonato e quando faltam disputar apenas quatro jornadas, e nova Taça de Portugal, caso as águias se mantenham em prova.
Surgindo visivelmente emocionada numa entrevista à BTV, a médio-ofensivo, que levava sete golos e quatro assistências em 30 jogos disputados esta época, tendo jogado no Famalicão antes de rumar à Luz, mostrou-se agradecida às encarnadas e garantiu que nunca tinha visto um clube com um apoio tão especial nas bancadas.
“Muito obrigada por tudo. Acho que este tempo que passei aqui foi, honestamente, um dos melhores. Desculpem, eu não quero chorar… Muito obrigada a este magnífico e grande clube a que chamamos Benfica. Acho que o meu tempo aqui tem sido tão bom que estou realmente agradecida por tudo. Ao staff, às jogadoras com quem joguei, e, especialmente, aos adeptos. Vocês são uma ajuda enorme para o crescimento que esta equipa teve em Portugal. Vou estar sempre agradecida, até por ter conhecido alguns de vocês depois dos jogos. Acho-vos tão apaixonados e isso tocou-me o coração durante todo o tempo em que aqui estive”, começou por dizer.
“Não tenho palavras. Penso que é mesmo verdadeiramente uma experiência incrível o que vivi aqui no Benfica, em Portugal. E quero agradecer a todos por me terem apoiado ao longo deste tempo. Obrigada do fundo do meu coração. Eu amo o Benfica. É um clube incrível. E nunca vi, até agora, na minha carreira, um clube com adeptos como estes. Quando cheguei aqui, tinha muitos sonhos na minha cabeça. Não sei como explicar isto. Acho que foi… foi algo realmente potente poder juntar-me a um clube histórico como este, como o Benfica. Queria alcançar muitas coisas. Estou orgulhosa por ter vestido esta camisola, histórica e emblemática, e acho que vou lembrar-me disto por muito tempo, porque é realmente impactante vestir esta camisola. E, especialmente, ter jogado no Estádio da Luz. Só jogar naquele estádio é uma sensação que não consigo explicar. E conseguir, ainda por cima, marcar um golo… Fico muito feliz por isso. Mas foi uma mistura de sentimentos porque estava feliz por ter contribuído para este jogo, feliz por ter deixado a minha marca no meu último jogo, mas, ao mesmo tempo, saber que estou a sair torna tudo um pouco difícil. Mas estou feliz", garantiu.
A finalizar um discurso recheado de emoção, Alidou frisou que continuará a torcer pelo Benfica à distância e deixou um apelo aos adeptos da equipa, para que apoiem ainda mais o futebol feminino.
"Agora sou uma Benfiquista. É difícil sair, mas, ao mesmo tempo, estou muito orgulhosa desta equipa e do tempo em que estive aqui. Estou realmente orgulhosa por isso, pelo que ajudei a conquistar no grupo. Precisamos mais e mais que os benfiquistas venham ver os jogos e ajudem o futebol feminino em Portugal, visto que está a crescer imenso. É uma loucura porque, no meu curto espaço de tempo aqui, vi uma evolução no futebol e nos adeptos, que querem pagar bilhete para nos verem a toda a hora. E acho que esta evolução pode ser ainda melhor a cada ano e pode crescer não sei até onde, mas os adeptos precisam de continuar a vir apoiar a equipa, porque estas jogadoras também jogam pelo 12.º jogador, pelas bancadas", concluiu.
Do lado das norte-americanas, o Portland também comunicou a chegada da criativo, indicando que Alidou, de 29 anos, assina contrato até 2026, com opção para renovar por mais uma época.
A internacional canadiana estreou-se na Liga portuguesa pelo Famalicão em 2022/23 e pelo qual venceu a Taça de Portugal, rumando na época seguinte ao Benfica, numa carreira em que vestiu anteriormente as cores do UQAM Citadins, Marselha, Linkoping FC, Huelva, Klepp e Sturm Graz.