Depois de um mercado agitado, que trouxe muitas mudanças em quase todas as equipas, hoje é dia do pontapé de saída do campeonato feminino.
Corpo do artigo
Arranca este sábado a Liga BPI, um campeonato que tem evoluído gradualmente e que serve de montra para os maiores talentos do futebol feminino em Portugal. Em prova vão estar 16 equipas divididas em duas séries: norte e sul. Após a disputa da primeira fase, oito emblemas passam diretamente para a fase de Apuramento de Campeão e os restantes disputam a fase de permanência/descida.
O atual detentor do troféu de campeão é o Benfica e, por isso, assume-se como principal candidato ao título. A equipa manteve grande parte das jogadoras da temporada transata, mas a concorrência é apertada. Com um mercado animado, o Sporting conta com um plantel totalmente renovado, depois de muitas saídas e entradas, e com um novidades no comando da equipa. Mariana Cabral é a nova treinadora das leoas e, neste arranque, já conquistou uma Supertaça, precisamente frente ao Benfica (2-0), no primeiro jogo da nova temporada. Ainda assim, não é só em Lisboa que há mudanças: o Minho também se apresenta cheio de novidades. Em Braga mora um plantel remodelado e com dois regressos importantes: o treinador João Marques e a médio Vanessa Marques. No vizinho Famalicão, as mudanças também são notórias. Do Brasil chegou o novo treinador, Jorge Barcello, que no currículo traz uma longa experiência que pode ser preponderante nos objetivos da equipa. No ataque, a grande novidade foi a chegada de Ana Capeta.
A internacional portuguesa, que se mudou do Sporting para o PSV (Países Baixos) neste defeso, regressou e foi apresentada no dia dos 90 anos do clube como uma prenda para os adeptos. Por outro lado, Clube Albergaria e Condeixa perderam muitas figuras importantes; já Torreense, Amora e Marítimo contaram com nomes sonantes na composição do plantel, alguns deles vindos dos rivais. Destaque ainda para as formações promovidas ao principal escalão da modalidade: Atlético, Varzim e Vilaverdense. Três equipas que também trataram de aproveitar o mercado para se reforçarem rumo ao novo desafio.
Holofotes para todos
A notícia foi dada na passada segunda-feira e representa mais um passo na afirmação do futebol feminino em Portugal: a partir desta época, todos os jogos vão ser transmitidos, ora no canal 11, Sport TV, BTV e Sporting TV, ora nas plataformas da Federação Portuguesa do Futebol e na Next, do Braga.
A mudança começa já este sábado, pois o Torreense-Estoril passará em direto no Canal 11. Duas horas mais tarde, Braga e Gil Vicente jogam, mas o jogo passa em diferido no mesmo canal (20h00) enquanto o Atlético-Amora dará no YouTube do Canal 11. Amanhã (11h00), Marítimo e Sporting jogam na Sport TV 1, enquanto o Valadares-Varzim é transmitido no Canal 11. À tarde (16h00), Benfica e Ouriense medem forças em direto na BTV, ao passo que Condeixa e Lank Vilaverdense (Facebook Canal 11) e Albergaria e Famalicão (YouTube Canal 11) podem ser vistos nas plataformas digitais do órgão federativo.
A prova enfrenta uma paragem logo após esta ronda inaugural, visto que a segunda jornada está marcada para o fim de semana de 25 e 26 de setembro, ou seja, só daqui a duas semanas.