Esta época, Tatiana Pinto, Diana Gomes, Fátima Pinto, Andreia Jacinto e Matilde Fidalgo vão competir na primeira divisão do futebol espanhol. Conheça o trajeto de cada uma das jogadoras.
Corpo do artigo
O calendário da Liga espanhola feminina para 2022/23 já está definido. A equipa do Barcelona, vice-campeã europeia (perdeu por 1-3 com o Lyon na final), vai tentar conquistar o quarto título consecutivo (o oitavo do seu palmarés), numa temporada onde cinco internacionais portuguesas - Tatiana Pinto, Diana Gomes, Fátima Pinto, Andreia Jacinto e Matilde Fidalgo - disputarão a principal divisão do futebol espanhol.
Começando por Tatiana Pinto, a centrocampista de 28 anos, natural de Águeda, vai para a sua segunda época ao serviço do Levante, sexto classificado na última edição do campeonato. Com 90 internacionalizações A por Portugal e dois golos apontados, a médio já vestiu as camisolas do Fermentelos, Clube de Albergaria, SC Sand, da Alemanha, Bristol Academy e Bristol City, ambos de Inglaterra, e Sporting, onde esteve durante cinco temporadas. Ao serviço do conjunto leonino, a atleta foi bicampeã nacional, levantou duas Taças de Portugal e conquistou uma Supertaça.
Já Diana Gomes, central de 24 anos, transferiu-se esta época para o Sevilha, depois de cinco temporadas a defender as cores do Braga. Pela formação arsenalista, venceu um campeonato nacional, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga. No seu percurso futebolístico, a atleta natural de Paços de Ferreira, que soma 24 jogos e quatro golos pela equipa das Quinas, representou ainda o Citânia de Sanfins (na altura, Leões da Citânia), Freamunde e Valadares Gaia, clube onde ganhou o seu primeiro título (uma Supertaça, em 2016/17).
15090739
Quanto a Fátima Pinto, a médio de características mais defensivas mudou-se esta época para o Deportivo Alavés. Esta é a segunda aventura da jogadora no futebol espanhol, depois de uma passagem pelo Santa Teresa entre 2014 e 2016. Com 71 internacionalizações A pela Seleção portuguesa e dois golos marcados, a trinco, de 26 anos, esteve ligada ao Sporting nas últimas seis temporadas. Ao serviço da turma de Alvalade, a atleta venceu dois campeonatos, três Taças de Portugal e duas Supertaças. Natural do Funchal, Fátima Pinto também atuou pelo Grupo Desportivo APEL e Atlético Ouriense. Pela equipa de Ourém, em 2013/14, foi campeã nacional e arrecadou a Taça de Portugal.
No que respeita a Andreia Jacinto, a médio, natural de Cascais, é uma das promessas do futebol português e foi contratada pela Real Sociedad para esta nova época. A jogadora, de apenas 20 anos, esteve no Sporting nas últimas seis temporadas e, em 2021/22, conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça pelas "leoas". Nas camadas jovens, em 2016/17, a centrocampista levantou três troféus. Internacional A em 18 ocasiões, Andreia Jacinto (que, nos escalões de formação, passou ainda por Sintrense, Associação Familiar e Desportiva da Torre e Estoril) foi convocada pelo selecionador Francisco Neto para o Campeonato da Europa de Inglaterra, mas falhou a competição devido a uma lesão.
15090541
Por último, Matilde Fidalgo, prima do futebolista Bernardo Silva, continuará a jogar pelo Bétis, que terminou na décima posição no campeonato espanhol da época passada. A defesa, de 28 anos, representa os "heliopolitanos" desde a segunda metade da última temporada, depois de uma passagem pelo Benfica. Em Portugal, a atleta jogou também pelo Futebol Benfica, Sporting e Braga, além de ter atuado ao serviço do Manchester City no futebol inglês, em 2019/20. Natural de Lisboa, a jogadora, que totaliza 47 internacionalizações A, soma, até ao momento, 15 títulos na carreira: cinco campeonatos nacionais, três Taças de Portugal, duas Supertaças, duas Taças da Liga, um campeonato nacional da segunda divisão, uma Taça Carla Couto da Associação de Futebol de Lisboa e uma Taça da Inglaterra pelos "citizens".