Liga das Nações: Portugal estaria no principal escalão se o sorteio fosse hoje
Nova prova de seleções feminina foi anunciada esta quinta-feira.
Corpo do artigo
A UEFA aprovou esta quinta-feira a criação da Liga das Nações feminina a partir de 2023, com novidades também no que toca às qualificações para Europeus, Mundiais e Jogos Olímpicos. A seleção portuguesa, de acordo com o ranking atual, teria lugar na Liga A.
O principal escalão da nova prova será disputada por 16 seleções femininas, mas reside ainda dúvidas se a edição inaugural terá como base o ranking atual ou ou registado à altura do sorteio.
A partir do outono de 2023, na preparação para o Europeu de 2025, o novo sistema de competição de seleções nacionais femininas entra em vigor, articulando a denominada Liga das Nações com as eliminatórias europeias.
A Liga das Nações (um pouco a exemplo da competição masculina) estará dividida em três níveis e, dentro de cada escalão, as seleções nacionais jogarão em grupos de quatro (ou três), com jogos em casa e fora contra cada adversário do seu grupo.
Esta nova competição comporta promoções, despromoções e finais da Liga das Nações, em articulação com os play-offs de qualificação europeia no final.
As finais determinam o vencedor da Liga das Nações e, a cada quatro anos, as três seleções europeias que se qualificarão para os Jogos Olímpicos.
A classificação final da Liga das Nações e os jogos de promoção e despromoção também estabelecerão o posicionamento inicial das equipas nas eliminatórias europeias.
No final das eliminatórias europeias, a classificação determinará as seleções que se qualificam diretamente para o campeonato da Europa ou do mundo e as que se podem apurar através dos "play-off".
Além disso, o ranking final da fase de qualificação europeia (com promoções e despromoções automáticas) será usado para determinar em que divisão da Liga das Nações as seleções nacionais começam no próximo ciclo de competição.
15314945