Liga das Nações feminina: Portugal no Grupo A2 com França, Noruega e Áustria
A competição começará em setembro.
Corpo do artigo
Realizou-se, esta terça-feira, em Nyon, na Suíça, o sorteio da primeira edição da Liga das Nações de futebol feminino, com Portugal, que ocupa o 21º lugar do ranking da FIFA, a ficar inserido no Grupo A2, juntamente com França, Noruega e Áustria.
Os primeiros classificados de cada um dos quatro grupos da Liga A apurar-se-ão para a final four da prova, sendo que os finalistas garantem um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024 (se um deles for a França, já qualificada como anfitriã, o terceiro colocado preenche a restante vaga).
As duas primeiras seleções de cada grupo permanecem na Liga A para o apuramento para o Europeu de 2025. Já os quatro terceiros classificados enfrentam os segundos posicionados dos grupos da Liga B, sendo que os vencedores de cada eliminatória jogarão na Liga A para a fase de qualificação europeia e os conjuntos derrotados competirão na Liga B. Por fim, as formações que terminarem no quarto lugar são despromovidas à Liga B. O pontapé de saída da fase de grupos será dado a 20 de setembro.
Com um formato semelhante ao da competição masculina, as 51 seleções participantes foram divididas em três ligas (duas de 16 e outra de 19), tendo por base as suas posições no ranking de coeficientes da UEFA.
Recorde-se que a equipa das Quinas, orientada por Francisco Neto, vai disputar, pela primeira vez, a fase final de um Campeonato do Mundo - no caso, o Mundial"2023, que decorrerá na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.
Confira a composição dos quatro grupos da Liga A:
Grupo 1: Inglaterra, Países Baixos, Bélgica e Escócia
Grupo 2: França, Noruega, Áustria e Portugal
Grupo 3: Alemanha, Dinamarca, Islândia e País de Gales
Grupo 4: Suécia, Espanha, Itália e Suíça