Joana Monteiro: "O Valadares é a minha zona de conforto, é onde me sinto realmente feliz"
A cumprir a segunda época no Valadares, Joana quer retribuir pela forma como foi recebida. "Crescer, ganhar e evoluir" no clube é o objetivo que norteia o caminho da jogadora de apenas 18 anos
Corpo do artigo
Joana Monteiro, defesa de apenas 18 anos e internacional sub-16 pela Seleção Nacional, cumpre a segunda época na formação gaiense, isto depois de ter representado o Sousense por nove temporadas, clube onde iniciou o percurso na modalidade.
Contudo, o Valadares foi essencial no crescimento e no percurso da atleta, que ali tornou realidade o sonho de ser jogadora profissional de futebol. "O Valadares é a minha zona de conforto, é onde me sinto realmente feliz. Estou a viver um momento inesquecível e agradeço à instituição a confiança depositada. Trabalho muito e tenho todas as condições para fazer tudo da melhor forma. Aqui, sinto que o futebol pode ser algo maior na minha vida", vinca a jovem.
Para Joana, o principal objetivo da equipa não foi conseguido, porém, promete fazer o melhor possível e almeja o topo na fase de permanência da Liga BPI. "O objetivo primordial era a manutenção na primeira fase. Ficámos muito perto de a atingir, mas não conseguimos. Nesta segunda fase queremos ganhar todos os jogos e lutar para terminar a competição lá em cima. Pretendemos honrar o emblema e levar a mística do Valadares para dentro das quatro linhas", atira.
No futuro, a jovem defesa tem o sonho de representar um grande clube europeu, contudo, diz estar focada em evoluir e ajudar o Valadares a triunfar: "O meu foco é crescer, ganhar e evoluir no Valadares. Quero mostrar que a Joana Monteiro tem mais que qualidade e veio para ficar e assumir-se no futebol feminino em Portugal. No futuro, o meu sonho é representar um grande europeu. Até lá, é trabalhar no máximo para concretizar este sonho", sublinha a portuense.
Sérgio Ramos é a maior referência de Joana no mundo do futebol: admira-lhe a personalidade e identifica-se com o estilo de jogo do espanhol que fez a carreira no Real Madrid. "Aprecio muito o Sérgio Ramos. Ele coloca muita agressividade e muita alma dentro do campo, por isso revejo-me nele. Tem uma personalidade muito forte e continua a ser um dos melhores centrais do mundo", declara a jogadora do Valadares.