Internacional portuguesa Ágata Filipa assina pelo FC Fleury 91, de França, por cerca de 40 mil euros
A lateral-esquerdo, de 28 anos, é a primeira jogadora lusa a transferir-se para uma das cinco principais ligas do futebol europeu a troco de uma verba monetária.
Corpo do artigo
Ágata Filipa tornou-se, esta segunda-feira, a primeira futebolista portuguesa a transferir-se para uma das cinco principais ligas europeias a troco de uma verba monetária.
A defesa, de 28 anos, assinou contrato com o FC Fleury 91, quarto classificado do campeonato francês na temporada passada, até 2025. De acordo com as informações que O JOGO apurou, a jogadora, natural da Póvoa de Varzim, deixou o Servette, vice-campeão da Suíça, por um valor a rondar os 40 mil euros. Ao serviço da turma de Genebra, apontou quatro golos e fez cinco assistências em 27 encontros na última época, tendo conquistado a Taça da Suíça, algo inédito para o clube helvético.
Com três internacionalizações A pela Seleção Nacional, Ágata foi ainda eleita a melhor lateral-esquerdo do campeonato suíço, integrando o onze ideal de 2022/23.
A atleta, que não foi chamada pelo selecionador Francisco Neto para o Mundial da Austrália e da Nova Zelândia, vestiu ainda, ao longo da carreira, as camisolas de Casa do Povo de Martim, Montra de Talentos Desportiva - Academia Clube Milão, Valadares Gaia - conjunto pelo qual levantou uma Supertaça -, Braga e Glasgow City LFC, da Escócia. Pelas guerreiras do Minho, arrecadou três troféus: um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
16823861
16823563