"Gostaria de referir o respeito que os Estados Unidos tiveram por Portugal..."
Francisco Neto, selecionador nacional de futebol feminino, enalteceu a atitude das suas jogadoras na derrota frente aos Estados Unidos, por 1-0.
Corpo do artigo
Atitude das jogadoras: "Foi um jogo muito difícil, num contexto também adverso, mas estou muito orgulhoso e feliz por aquilo que as jogadoras portuguesas conseguiram fazer. Estiveram altamente comprometidas, conseguimos estar bem organizados, sobretudo na primeira parte, tentando sair nos espaços que os Estados Unidos nos libertavam. Conseguimos fazê-lo, em alguns momentos, com algum critério."
Duelo com uma das melhores seleções do Mundo: "Sabemos que é aí, para estar ao mais alto nível, que temos de crescer, conseguir ter mais bola contra estas equipas de melhor valor no ranking, mas estou, sem dúvida nenhuma, muito orgulhoso e muito contente com o compromisso de todas as jogadoras. A forma como elas encararam este desafio foi algo de muito positivo. Pena foi o golo e a forma como o sofremos, de bola parada, mas em nada toca naquilo que foi o desempenho da nossa seleção."
Adeptos: "Jogar num estádio com tanta gente, depois de muitos meses sem adeptos, é algo muito bom. Os adeptos norte-americanos são muito interessantes, porque conseguem reconhecer a competência das equipas e foi espetacular, no fim do jogo, terem aplaudido as jogadoras portuguesas, porque reconheceram o seu empenho, a sua atitude e a sua organização. Isso deixa-me também muito feliz."
Ambiente diferente: "Claro que, para nós, é muito importante vivenciar estes palcos, estes ambientes, porque isto faz crescer esta equipa e é entre as melhores que nós queremos estar. É para isso que trabalhamos."
Respeito dos Estados Unidos por Portugal: "Também gostaria de referir o respeito que os Estados Unidos tiveram por Portugal, o que se notou na equipa que apresentou. Da equipa que foi campeã do Mundo [em 2019], tinha duas indisponíveis, e as outras nove mais utilizadas entraram no onze. É sinal do respeito e do crescimento que Portugal tem tido. Encararam o jogo com muita honestidade, o que também enaltece e engrandece mais a nossa exibição."