Francisco Neto: "Não fiquem à espera deste resultado para continuar a desenvolver o futebol feminino"
Declarações de Francisco Neto, selecionador nacional de futebol feminino, reproduzidas pela Federação Portuguesa de Futebol, na antevisão ao jogo da segunda mão do play-off de acesso ao Euro'2025
Corpo do artigo
Jogo decisivo: "As expectativas são de um jogo muito disputado, mais intenso, que nos obrigará a aumentar os níveis de concentração. O onze será transmitido às jogadoras mais logo. As 25 que viajaram estão aptas. Pelo domínio e desgaste [na primeira mão], conseguimos gerir e recuperar. A estratégia e o que temos planeado serão transmitidos mais logo. Quem irá iniciar a partida estará fresca e com vontade".
Eficácia: "Foi algo que fomos trabalhando, não com tanta frequência como é habitual, mas trabalhámos muito a parte de imagem e vídeo. As jogadoras reconhecem o porquê de as coisas não terem corrido tão bem. Amanhã, queremos dar um passo em frente. Tranquiliza-me a capacidade de criar. Fico mais preocupado quando não criamos tanto. Esperamos mostrar essa competência".
Adversário: "Não acredito que façam muitas alterações, talvez uma ou duas. Penso que pode haver duas abordagens: uma mais agressiva e alta, e outra mais conservadora, à espera do nosso erro. Preparámos as jogadoras para ambos os cenários e temos de ter antídoto para os dois".
Condições: "O frio, a chuva e o relvado são fatores que não controlamos. Temos de ter capacidade de adaptação, perceber como a bola circula e ajustarmo-nos. É diferente estar num relvado rápido; se estiver mais lento, a bola circula mais devagar, o que significa que a pressão chegará mais cedo e teremos de nos posicionar de maneira diferente. Essa é a parte que depende de nós".
Possível apuramento: "Espero que as pessoas não fiquem à espera deste resultado para continuar a desenvolver o futebol feminino. Queremos muito estar lá, não estou a sacudir a pressão, e vamos fazer tudo para o conseguir. No entanto, o crescimento do futebol feminino é imparável e não pode depender de um só jogo. Sabemos e assumimos a responsabilidade de estar nas fases finais, mas não é justo depositar todo o desenvolvimento num único jogo e nestas 25 jogadoras. Elas têm noção da responsabilidade de estar num Campeonato da Europa".