À margem do Fórum ANTF, Francisco Neto, que participou no primeiro painel, falou da sua experiência de treinar uma seleção feminina, na qual Jéssica Silva tem tido um papel importante. A internacional está agora em paragem forçada devido a um problema no olho esquerdo
Corpo do artigo
É diferente a forma de abordar um contexto de seleção feminina e de seleção masculina, tendo em consideração a densidade também competitiva? "São jogadores
diferentes, a fisiologia é diferente e, nesse aspecto, fazemos a adaptação. Relativamente à densidade competitiva, tem muito a ver também com os contextos onde estão inseridos. Nós também, felizmente, temos cada vez mais jogadoras a competir ao mais alto nível e a densidade competitiva também é elevada para elas. No entanto, nós treinadores temos essa capacidade, é diferente treinar homens, treinar mulheres, é diferente treinar camadas jovens nos homens do que treinar seniores nos homens."
Tem notícias sobre a situação de Jéssica Silva? "A nossa unidade de saúde e performance também em contacto direto com o Gotham. Sabemos que é um processo de adaptação, ou seja, de recuperação do corpo da Jéssica. Teremos de aguardar, falamos todos os dias, estamos todos os dias, há pessoas que estão com ela pessoalmente. Os departamentos médicos também estão em contacto, ela agora terá que fazer o processo de recuperação para poder chegar outra vez ao mais alto nível. Esperemos que isso seja para breve."
Não há uma estimativa de tempo de recuperação? "Não, porque é um processo muito natural. Há poucos registos de quanto tempo demorará, mas a informação que temos é que é um processo também muito pessoal, muito de corpo para corpo, de pessoa para pessoa, que pode reagir de maneira diferente também ao estímulo da medicação. Por isso, acima de tudo, o importante é que não há nada de muito grave naquilo que poderia ter sido, mas que irá levar o seu tempo e é difícil prever quanto tempo levará. Esperemos que seja rápido e temos expectativa de a ter o mais rápido possível connosco. E, acima de tudo, vê-lo outra vez a ser feliz e a fazer o que mais gosta."