
Montse Tomé (créditos: AFP)
Montse Tomé quebrou o silêncio após ter sido substituída no leme da seleção feminina de Espanha
Substituída por Sonia Bermúdez no leme da seleção feminina de Espanha, Montse Tomé falou esta quarta-feira pela primeira vez, admitindo que foi apanhada de surpresa pela decisão da RFEF de não renovar o seu contrato depois de ter sido derrotada nos penáltis pela Inglaterra na final do Europeu feminino.
Em declarações ao programa de rádio “El Larguero”, a técnica de 43 anos acusou ainda o presidente da RFEF, Rafael Louzán, de não ter cumprido uma promessa que lhe fez antes deste Europeu e depois de ter vencido a Liga das Nações em 2024.
“Ninguém me avisou do despedimento. Eu soube que não ia continuar à frente da seleção através de uma mensagem do meu representante. Louzán transmitiu-me que se eu fizesse um bom Europeu, ficaria no cargo. Estou dececionada, porque creio que faltou à palavra que me deu”, apontou.
Apesar dessa tristeza, Montse Tomé desvalorizou a ausência de mensagens nas redes sociais de jogadoras da seleção espanhola a agradecer o seu trabalho, dizendo que recebeu esse apoio num contexto mais privado.
“Muitas jogadoras escreveram-me mensagens e ligaram-me. Sempre me senti muito respeitada e muito querida. Não dou importância a que não se tenham despedido nas redes sociais”, referiu, rejeitando ainda que Jenni Hermoso – foi beijada de forma não consentida por Luis Rubiales, ex-presidente da RFEF, no Mundial'2023 – tenha tido algo a haver com a sua saída da seleção. Refira-se que Hermoso, de 35 anos, não é convocada pela “Roja” desde 2024.
“Não quero pensar nisso porque a minha cabeça, ou seja, a minha forma de trabalhar e de ser não contempla isso. Sinto que isto tem de ser profissional e considero que o é. Além disso, uma das coisas que temos feito desde que chegámos é que a seleção não é de uma, duas ou três jogadoras. Uma seleção é de 23. Um dia estás e na manhã seguinte não estás, dependendo do rendimento e das decisões que tomamos. E aí tem de haver um respeito absoluto, independentemente de como te chamas”, vincou.
