"Elas não são profissionais e quinta-feira têm de ir trabalhar e ir para as aulas"
O jogo em atraso da quarta jornada estava marcado para esta quarta-feira, às 19h00, em Torres Vedras, o que levou o Futebol Benfica a anunciar a falta de comparência
Corpo do artigo
A equipa de futebol feminino do Futebol Benfica vai faltar ao jogo no terreno do Torreense, da quarta jornada campeonato nacional feminino - Liga BPI -, mesmo depois de o jogo ter sido reagendado das 19h00 para as 21h15.
O jogo em atraso da quarta jornada estava marcado para esta quarta-feira, às 19h00, em Torres Vedras, o que levou o Futebol Benfica a anunciar a falta de comparência, referindo que não tinham jogadores suficientes, uma vez que umas são estudantes e outras têm as suas atividades laborais.
Depois de tomada a decisão de não marcarem presença no jogo, o clube foi contactado pela FPF a solicitar informações sobre a situação das jogadoras, que foram enviadas na manhã de hoje, o que levou o Futebol Benfica a pensar que o jogo seria adiado.
O presidente do Futebol Benfica, Domingos Estanislau, afirma que foi contactado pela Federação Portuguesa de Futebol durante a tarde a informar da remarcação do jogo, mas para as 21h15 , explicando que o clube mantém a decisão de não comparecer.
"A FPF marcou para as 21h15, mas não tem cabimento nenhum. Ninguém está preparado e já respondemos que não vamos comparecer. As jogadoras não são profissionais e vamos chegar aqui já perto da 01:00, quando na quinta-feira têm de ir trabalhar e ir para as aulas", disse.
Domingos Estanislau referiu ainda que nos 33 anos que leva como presidente é a primeira vez que o Futebol Benfica vai faltar a um jogo.
"Nós queremos jogar, mas a um fim de semana, e temos também os feriados em dezembro. Para além de não serem profissionais, ainda acresce o facto de termos já outro jogo domingo com o Estoril. Se os profissionais se queixam da sobrecarga de jogos...", salientou.
O presidente referiu ainda que foi contactado pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, e que o informou da decisão.
"Agradeço atenção do presidente, está a fazer um bom trabalho, mas não podíamos aceitar esta questão. Reunimos com as três capitãs de equipa na noite de terça-feira e todos estão de acordo com a posição, que assumimos. Agora tirem os três pontos ou multem, façam como entenderem", afirmou.
Domingos Estanislau explicou que desde a primeira hora que souberam da intenção de adiar o jogo para um dia de semana que foram contra esta decisão, tendo apresentado alternativas.
A partida estava inicialmente marcada para o dia 17 de outubro, mas acabou por ser adiada, devido a casos positivos do novo coronavírus na equipa do Torreense, disse Domingos Estanislau.
O presidente deixou também críticas ao modelo do campeonato nacional feminino, frisando que não existe "verdade desportiva" numa competição com apenas uma volta.
O Futebol Benfica ocupa o oitavo lugar da Série Sul do Nacional feminino, ainda sem pontuar nos três jogos já disputados, enquanto o Torreense segue no sétimo, com um ponto em dois encontros.
Comunicado
"Em nome da verdade desportiva, o Clube Futebol Benfica vem esclarecer, relativamente à posição de não comparecer ao jogo com o SCU Torreense, o seguinte: Ao ser adiado para um dia de semana, com a agravante de ser disputado fora de Lisboa, O Clube Futebol Benfica estaria sempre impossibilitado de apresentar jogadoras suficientes para disputar o jogo, devido aos compromissos profissionais e escolares das suas atletas que, recorde-se, são amadoras. Acresce que:
1. O Clube Futebol Benfica teve conhecimento do adiamento do Jogo dia 16 de outubro pelas 22:45;
2. No dia 21 de Outubro o Clube Futebol Benfica informou a Federação Portuguesa de Futebol, que não concordava com a data proposta para dia 4 de Novembro às 19:00, propondo novas datas;
3. Dia 27 de Outubro o Clube Futebol Benfica, apresentou um requerimento à FPF, no qual apresentou as razões da não concordância com a data proposta pela FPF, em defesa da verdade desportiva e pelas razões acima referidas, o CF Benfica voltou a apresentar datas alternativas;
4. A Federação Portuguesa de Futebol, nunca aceitou as datas propostas;
5. O Clube de Futebol Benfica, remeteu à FPF, ao final do dia de ontem, a decisão de não comparecer ao jogo em causa, em defesa da verdade desportiva;
6. A Federação Portuguesa de Futebol propôs ao início da tarde do dia de hoje a realização do jogo às 21:15, após consultar o CSU Torreense. Perante este facto o Clube Futebol Benfica reitera a sua decisão de não comparência no jogo com o SCU Torreense, referente à quarta jornada da liga BPI, considerando que a mesma viola os mais elementares princípios e regras que regulam o sistema desportivo em Portugal.
Mais, o Clube Futebol Benfica informa os seus associados de que não cederá na defesa dos direitos do clube, bem como dos princípios elementares de uma competição amadora, como é o caso da Liga BPI."