Declarações de Inês Sousa Real, porta-voz do PAN, sobre a polémica protagonizada por Rubiales.
Corpo do artigo
Inês Sousa Real, porta-voz do PAN, defendeu este sábado, em declarações à Rádio Observador, que Portugal deve ter uma postura "assertiva" perante a polémica em torno de Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol que beijou uma jogadora após a conquista do Mundial feminino.
"O PAN entende que Portugal, tendo em conta o seu histórico, deve ter uma posição firme relativamente à igualdade de género", introduziu. "Foi um episódio grave", lamentou.
"Tendo em conta que o desporto deve ser um espaço seguro para os jogadores e jogadoras, o que o PAN pretende, depois de uma reunião com a FPF e o secretário de Estado do Desporto, é garantir que também Portugal dá este exemplo e tem um posição pela positiva de reforço e compromisso em que haja esta preocupação, esta não aceitação de comportamentos tóxicos e machistas como os que temos vindo a assistir de parte de Rubiales", explicou.
Espanha é parceira de Portugal na candidatura ao Mundial de 2030, mas Inês Sousa Real separa as águas. "São temas que não se devem confundir. O Governo espanhol deixou claro que iniciou um procedimento de suspensão de Rubiales. Aquilo que o PAN quer é que o Governo e a FPF estejam sensibilizados para o problema que existe, que este caso deve ser um exemplo para o que não deve acontecer. Portugal deve ser assertivo na sua condenação e que o Mundial, a decorrer, deve decorrer sem este tipo de episódios ou sem a participação de pessoas como Rubiales. Não se pode normalizar e banalizar este tipo de comportamentos. Estamos perante um comportamento que não é aceitável", indicou
"Esta dimensão de igualdade de género não deve ficar fora das preocupações, seja de Portugal, seja a nível europeu. Devemos ser uma voz ativa ao lado destas atletas. Estas atletas deram um exemplo de união. Estamos perante uma circunstância de comportamentos reiterados de abusos, ofensas, não me parece que seja esta a marca que se quer deixar no desporto", disse ainda.
16920850