A formação blaugrana teve um ano de sonho, com a conquista dos três títulos do futebol espanhol.
Corpo do artigo
O Barcelona é, indiscutivelmente, uma das potências do futebol feminino mundial e teve um 2022 praticamente perfeito.
Em 44 encontros disputados, a formação orientada por Jonatan Giráldez alcançou 41 triunfos e apenas sofreu três derrotas, todas para a Liga dos Campeões. No total, apontou 189 golos (média de, aproximadamente, 4.3 golos por jogo) - a jovem atacante Clàudia Pina, com 22 remates certeiros, foi a melhor marcadora - e encaixou somente 28 tentos (cerca de 0.64 golos por jogo, em média).
Com um registo 100 por cento vitorioso a nível interno, as blaugranas "capturaram", logicamente, os três títulos do futebol espanhol: campeonato, Taça da Rainha e Supertaça de Espanha.
Já na prova continental, o Barça foi vice-campeão europeu, depois de ter perdido por 3-1 frente ao Lyon, em Turim, na final da época passada. Os outros dois desaires aconteceram diante do Wolfsburgo, na segunda mão das meias-finais da última temporada (2-0) - na primeira mão, as catalãs tinham goleado por 5-1 -, e na fase de grupos da atual edição, contra o Bayern Munique, também na Alemanha (3-1). Desta forma, o principal objetivo da turma culé para 2022/23 é juntar o cetro da Liga dos Campeões (competição que conquistaram em 2020/21) aos restantes troféus.
Outra marca alcançada em 2022 que fica para a história do clube e do futebol feminino é o recorde mundial de público presente nas bancadas, que foi batido por duas vezes no Camp Nou: primeiro nos quartos de final da Champions, na receção ao eterno rival Real Madrid, com 91 553 espectadores e, menos de um mês depois, a 22 de abril, perante o Wolfsburgo, com 91 648, o novo máximo atingido.
Na vertente individual, a internacional espanhola Alexia Putellas, de 28 anos, capitã e principal protagonista do conjunto da Cidade Condal, venceu, pelo segundo ano consecutivo, a Bola de Ouro feminina, tornando-se na primeira futebolista a conquistar o tão prestigiado galardão, atribuído pela revista France Football, por duas ocasiões.
De facto, uma equipa lendária.