Azerbaijão no caminho de Portugal no primeiro play-off de acesso ao Euro'2025 feminino
Caso consigam deixar a congénere azeri pelo caminho, as Navegadoras terão de ultrapassar Bielorrússia ou Chéquia para chegarem, pela terceira vez consecutiva, à fase final do torneio continental.
Corpo do artigo
Já é conhecido o adversário de Portugal no primeiro play-off de acesso ao Campeonato da Europa de futebol feminino do próximo ano, que decorrerá na Suíça, entre 2 e 27 de julho.
O sorteio realizado esta sexta-feira ditou que a Seleção Nacional, que ainda não conheceu o sabor da derrota em 2024 – sete triunfos e um empate –, defrontará o Azerbaijão, a duas mãos. O primeiro duelo será disputado a 23 de outubro, com o conjunto orientado por Francisco Neto a jogar fora de casa. Na semana seguinte, no dia 29, em território luso, decide-se a eliminatória.
A fase de grupos da segunda edição da Liga das Nações terminou esta semana e, no que se refere à Liga B da competição, a equipa das Quinas foi, a par da Escócia, a seleção que somou mais pontos – 16 –, a segunda, juntamente com a Suíça, com o ataque mais concretizador – 14 remates certeiros, sendo que ambas apenas foram superadas pelo País de Gales, que faturou por 18 vezes – e a segunda com a defesa menos batida – dois tentos encaixados, com a turma escocesa a liderar neste quesito, depois de ter sofrido somente um golo.
Caso consigam deixar a congénere azeri pelo caminho, as Navegadoras, que venceram o Grupo B3 e garantiram o regresso ao nível A da Liga das Nações, terão de ultrapassar outra ronda – o vencedor do confronto entre Bielorrússia ou Chéquia – para conquistarem um lugar no Euro'2025.
Refira-se que Portugal procura chegar à fase final do Europeu pela terceira vez consecutiva, depois das presenças em 2017 e 2022.