Declarações de Lúcia Alves e Tatiana Pinto, internacionais portuguesas, após o triunfo por 2-0 sobre o Vietname, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial feminino
Corpo do artigo
Lúcia Alves
"É sempre importante ganhar por Portugal, mas a primeira vitória nunca mais se esquece num Mundial. É para isso que nós trabalhamos todos os dias, é a primeira [vitória] de muitas. Tenho a certeza.
Encaramos cada jogo para ganhar, sabíamos o que tínhamos de fazer para encarar o jogo da melhor maneira.
A assistência foi minha, mas a jogada foi coletiva. Os dois golos foram bastante importantes.
16761036
Sabemos da qualidade dos Estados Unidos, mas também sabemos da qualidade que temos. É estar confiantes e encarar cada jogo para ganhar. Sabemos da dificuldade que é. Vai ser mais um jogo para tentarmos a vitória.
Seja em que posição for, quero é jogar. Tenho características mais ofensivas, sim. Mais atrás ou mais à frente, desde que jogue e o mais importante.
Mostra toda a confiança que o mister tem em nós, mostra que as 25 convocadas estão aqui para trabalhar."
Tatiana Pinto
"Ganhámos por Portugal e é sempre bom. É para isso que nós trabalhamos, mas conquistar os três primeiros pontos pela primeira vez num Mundial é especial. Esta equipa já nos habituou a fazer história e a quebrar barreiras.
Sabíamos que elas nas transições poderiam causar algum dano, têm jogadoras rápidas, mas fomos sólidas as defender. Pecámos um bocadinho na finalização, era difícil de entrar no ultimo terço, mas pecou por escasso. Podíamos ter tido um resultado mais volumoso.
16761275
Aqui é normal que isso aconteça, já estamos habituados a que haja algumas mudanças. Todas na equipa têm a oportunidade de ter minutos e jogar, para acrescentar. É uma característica desta seleção ao longo dos anos. Para mim, não foi uma surpresa [as mudanças no onze], temos um grupo bastante competente. Qualquer uma pode jogar.
Sabemos que os Estados Unidos dispensam apresentações, já ganhou imensos mundiais. Vai ser, obviamente, muito difícil. Mas mais importante hoje é desfrutar da vitória, merecemos muito."