Visão de craque

Que atributos fazem de um jogador de futebol excecional? Para além dos mais óbvios, há um em que raramente pensamos: a visão. Afinal, até os melhores em campo podem precisar de uma ajuda para ler a 100% o jogo.

Óculos e lentes de contacto podem não ser os primeiros acessórios em que pensamos quando falamos de futebol, mas, para muitos jogadores, são tão ou mais importantes que umas boas chuteiras.

Com um jogo agressivo e hábil, Edgar Davis é tão facilmente lembrado pelas suas proezas em campo como pelos óculos que envergava, sem exceção, em todos os jogos. Diagnosticado com um glaucoma no final dos anos 90, o "Pitbull" da seleção holandesa chegou a encarar a possibilidade de terminar a carreira bem mais cedo do que o previsto, mas os óculos que se tornaram imagem de marca permitiram-lhe exibir ao peito alguns dos emblemas mais cobiçados do futebol mundial.

É provavelmente o caso mais famoso de um futebolista que precisou de uma ajuda para manter a sua visão apurada dentro de campo, mas está longe de ser o único. Por exemplo, em 1970, Joop van Daele foi dos primeiros jogadores em campo a usar óculos. Naquela altura, as lentes de contacto estavam ainda longe de oferecer aos seus utilizadores o mesmo conforto que hoje proporcionam, mas utilizar óculos dentro das quatro linhas era algo difícil de imaginar. Ainda assim, van Daele não deixou de registar o seu nome na história do futebol, com um memorável golo - fazendo parte do Feyenoord, quando a equipa se tornou a primeira na história da Holanda, a conquistar um título mundial.

Atualmente, o conforto e comodidade das lentes de contacto faz com que sejam elas as mais procuradas por jogadores que sofrem de miopia ou astigmatismo. Já fora de campo, os óculos tornaram-se até acessório de estilo, com vários jogadores mundialmente famosos a posar com eles - quer precisem ou não deles.

E se dentro das quatro linhas há muitos exemplos de quem recorre à ajuda de óculos e lentes para melhorar o seu jogo, também o público se pede uma visão eficaz, confortável e, de preferência, elegante para poder celebrar cada golo.

A pensar em todos aqueles que não querem desperdiçar um momento para festejar, sejam as vitórias em campo ou os melhores momentos da vida, a Multiopticas oferece, agora, um desconto de 15% na compra de qualquer produto ótico, basta apresentar o voucher disponível aqui, e dirigir-se a qualquer loja para desfrutar deste preço especial.