"Se o Benfica sair da Europa e perder com o Braga, Rui Costa fica com um problema"
Inquérito: João Manuel Pinto responde a três perguntas de O JOGO sobre as opções do treinador do Benfica
Corpo do artigo
1 - Como avalia a aposta em Morato a lateral esquerdo e a não convocatória de Jurásek e Bernat?
O Benfica joga sem laterais. Aursnes tem sido lateral e joga em qualquer posição. Morato não é lateral esquerdo e os adversários percebem que é por ali que podem entrar. Se há dois laterais esquerdos não jogam porquê? Há que respeitar, mas o que está a fazer é incompreensível. Grimaldo também demorou a adaptar-se. Morato, por muito que se esforce, não é lateral.
2 - Roger Schmidt fez duas alterações aos 88’. Concorda? Como analisa as mexidas no ataque?
Fazer uma alteração nessa altura é para segurar o resultado, queimar tempo. Se houve jogadores que não resolveram em 90’ espera que façam algo em dois ou três? Um jogador precisa de minutos para adquirir ritmo, os jogos são disputados a grande intensidade. Com o Inter ainda é compreensível, agora com o Moreirense... Num jogo não há tempo, há que fazer algo para mudar, tens de ter capacidade para tomar uma decisão rápida e não deixar o jogo passar.
3 - A equipa voltou a ser contestada no final da partida por parte dos adeptos. Há risco para Roger Schmidt?
Roger Schmidt tem de reagrupar, analisar e mudar a estrutura e o seu modelo de jogo. O Benfica não tem jogado bem, não tem sido o coletivo a resolver e isso preocupa os adeptos e acredito que cause até desconforto na Direção. Schmidt tem de fazer algo. É o treinador do presidente e do projeto. Mas já há assobios e desconfiança. Se o Benfica sair da Europa e perder com o Braga, Rui Costa fica com um problema para resolver.