"Para uma equipa como o Benfica não creio que Morato seja solução definitiva"
Titular como lateral esquerdo, posição na qual começou a ser testado recentemente por Roger Schmidt em treinos - mas que também já havia cumprido esporadicamente na equipa B -, Morato mereceu precisamente, segundo apurou O JOGO, elogios de Roger Schmidt pelo seu desempenho
Corpo do artigo
Roger Schmidt lançou uma novidade na lateral esquerda no dérbi com o Sporting, optando pela estreia de Morato naquela posição. No primeiro jogo a desempenhar as funções, mereceu nota positiva e apresentou mesmo números que superam em vários registos a concorrência e os habituais senhores da posição: Jurásek, Bernat e o também adaptado Aursnes.
Questionado por O JOGO, Sérgio Nunes, antigo defesa-central do Benfica, tem dúvidas que Morato seja uma solução com futuro.
Como central também chegou a ser adaptado a lateral esquerdo. Como analisa a aposta de Roger Schmidt em Morato na ala esquerda da defesa?
-Não me surpreendeu depois do que vi na Champions, era altura de voltar à defesa a quatro e Morato podia ser aposta, pois não havia Bernat por lesão, Jurásek está em baixo de forma e Aursnes devia voltar à direita para não sacrificar João Neves. Pode desempenhar a função por necessidade, mas não creio que seja solução até final da época.
Que avaliação faz da atuação de Morato no jogo com o Sporting, justificou a decisão do treinador?
-Cumpriu na perfeição. Teve um ou outro momento, mas é normal pela adaptação. A defender esteve dentro do esperado e ainda subiu algumas vezes. Mas para uma equipa como o Benfica não creio que seja solução definitiva. Em momento de necessidade ou num jogo mais de contenção, em que o lateral não suba tanto, pode fazer sentido ter um central canhoto, e até por uma questão de altura, como Morato. Eu também fiz bons jogos a lateral, mas um central nessa posição nunca rende o mesmo ofensivamente.
O Benfica tem Jurásek e Bernat de origem para a posição mas já fez duas adaptações. Que opinião tem sobre a questão?
-Esperava mais de Jurásek e de Bernat, até pelo peso das contratações e pelos valores. Bernat, por lesões, se calhar não tem estado tão bem, Jurásek é uma questão de adaptação. Até ao momento não conseguiu encontrar-se. Mas acredito que até ao final da época podem render.