Na estreia a lateral esquerdo, o central bateu números dos habituais donos do posto e foi elogiado por Roger Schmidt
Corpo do artigo
Roger Schmidt lançou uma novidade na lateral esquerda no dérbi com o Sporting, optando pela estreia de Morato naquela posição. No primeiro jogo a desempenhar as funções, mereceu nota positiva e apresentou mesmo números que superam em vários registos a concorrência e os habituais senhores da posição: Jurásek, Bernat e o também adaptado Aursnes.
Com mais ações, total de duelos e duelos defensivos e passes para o último terço, o camisola 5 esteve muito em jogo e mereceu os parabéns do técnico, que destacou o rendimento e o esforço num posto novo.
Titular como lateral esquerdo, posição na qual começou a ser testado recentemente por Roger Schmidt em treinos - mas que também já havia cumprido esporadicamente na equipa B -, Morato mereceu precisamente, segundo apurou O JOGO, elogios de Roger Schmidt pelo seu desempenho. O técnico alemão, grande admirador das qualidades do camisola 5, deu os parabéns ao defesa, apontando o rendimento e o esforço do jogador por ter jogado fora da zona de conforto. E os números mostram que, apesar de adaptado, Morato esteve à altura. O futebolista de 22 anos superou diante do Sporting os números de Jurásek, Bernat e Aursnes no que diz respeito às ações (89 para as 81,6 em média do internacional norueguês, quem mais se aproxima), ao total de duelos (25 disputados para os 18,8 de Jurásek) e aos duelos defensivos (14 tentados, contra os 8,3 de Bernat), às recuperações (14 para as 10,2 de Jurásek) - é quem teve mais perdas, mas apenas superado no saldo entre recuperações e perdas por Bernat - e aos passes para o terço final (dez para os 5,8 de Aursnes).
Morato subiu à área do Sporting nos cantos e num lance trabalhado assistiu João Neves para o 1-1.
Com 89 ações, saindo por cima em 62, apresentou uma eficácia de 70 por cento, sendo aí batido pelos 80% de Bernat - com o menor tempo de utilização entre este quarteto, face aos apenas 246’ -, que se destaca na eficácia no passe, tanto a nível global como nas entregas para o terço final (ainda que com uma média de 3,3 entregas tentadas bem inferior às dez feitas no dérbi por Morato, que acertou oito).
Sem Bernat por lesão e com Jurásek fora do onze desde a receção à Real Sociedad, a 24 de outubro, Schmidt optou por mudar Aursnes para lateral direito no regresso ao 4x2x3x1 e lançar Morato e o camisola 5 ainda se destacou com uma assistência, num canto trabalhado, para o 1-1 de João Neves.