Os franceses do Lens e Marselha deram um passo para a aquisição temporária; Dirigentes encarnados, que buscam alternativas no mercado, acreditam que o internacional checo poderá recuperar algum do brilho perdido se tiver minutos de jogo, o que na Luz não acontecerá.
Corpo do artigo
Seis meses depois de ter sido oficializado como o lateral mais caro da história do futebol nacional, mediante um investimento de 14 milhões de euros para o adquirir ao Slávia de Praga, David Jurásek pode estar de partida, mas não em definitivo. O JOGO apurou que à Luz já chegaram ofertas (algumas verbais) para resgatar o jogador de 23 anos, com destaque para os franceses do Marselha e do Lens. Em comum, ambos desejam garantir o defesa, mas por empréstimo.
Contratado para suprir a saída a custo zero de Grimaldo, um dos elementos em maior destaque - com oito golos e... 14 assistências - na primeira época de Roger Schmidt à frente da equipa benfiquista, Jurásek não conseguiu fazer esquecer o anterior dono da posição e nem sequer convencer o treinador, que o havia pedido, a dar-lhe oportunidades com maior regularidade.
O arranque do camisola 13, também afetado por uma lesão, foi até comentado pelo treinador, que alegou não estar Jurásek num momento de forma e de adaptação que justificasse a sua titularidade. Por isso, o alemão apostou primeiro em Ristic (meia parte na Supertaça, sendo depois vendido), também no médio Aursnes e, atualmente, no central Morato para tapar o flanco. Com um total de 480 minutos de águia ao peito, o checo perdeu também a titularidade na sua seleção nacional.
Pelo elevado preço, os responsáveis encarnados não acreditam que possam recuperar já o investimento e consideram ser cedo para apontar à opção de atenuar já o prejuízo. Aliás, pelo trabalho que Roger Schmidt tem feito com o jogador, notam evolução no seu rendimento e acreditam que pode ainda dar a volta ao texto e encaixar no plantel. De qualquer forma, também não chegou nenhuma proposta para compra, embora possa haver a hipótese de inclusão de uma opção facultativa para o final da cedência. Os sexto e sétimo colocados do campeonato francês estão em cima deste processo, falta agora a decisão final de Rui Costa.
Em paralelo às negociações em torno do futuro de Jurásek, os dirigentes da Luz estão no mercado em busca de alternativas para o lugar que poderá ficar em aberto. Como O JOGO noticiou em primeira mão, Álvaro Fernández está na linha da frente, tendo os encarnados já encetado contactos com o Manchester United, dono do passe, e o Granada, onde alinha por empréstimo.