Depois da lesão e de um regresso progressivo, o centrocampista poderá ser uma das novidades de Schmidt frente ao Farense
Corpo do artigo
O treinador alemão prepara-se para mexer no onze, especificamente no meio-campo, onde a fórmula João Neves-Kokçu deve voltar a ser utilizada. O internacional turco não é escalado para o onze inicial desde 3 de outubro, dia em que o Benfica defrontou o Inter de Milão, na Liga dos Campeões (derrota por 1-0), tendo sido substituído aos 68 minutos. Dias antes, tinha realizado a última partida completa em casa, frente ao FC Porto no campeonato, clássico que as águias venceram com um golo apontado por Di María.
Contratado por um valor recorde para o futebol português - 25 milhões de euros - Kokçu conquistou imediatamente protagonismo na equipa encarnada, integrando as primeiras escolhas de Roger Schmidt desde o arranque da época. No entanto, uma lesão no pé direito obrigou-o a uma paragem de quase um mês. O regresso também se deu na Champions, na receção à Real Sociedad, voltando logo a parar, tendo então, mais recentemente, voltado à equipa, mas sempre a partir do banco. O médio turco alinhou onze minutos frente ao Famalicão (Taça de Portugal), 12’ diante do Inter (Champions) e 45’ em Moreira de Cónegos (Liga).
Este regresso compassado, procurando defender a estabilidade física do jogador, indica que Roger Schmidt estará, agora, em condições se o promover às primeiras escolhas. No domingo passado, o centrocampista mostrou estar pronto para colocar ao serviço da equipa as qualidades que levaram o Benfica a contratá-lo. Frente ao Moreirense, embora o resultado não tenha saído do zero, a influência de Kokçu foi visível numa melhoria na circulação de bola e até na capacidade de remate, como atesta o facto de ter obrigado Kewin a grande defesa.
Presença de Florentino em risco
Confirmando-se a presença de Kokçu no onze inicial, Florentino é o principal candidato a sentar-se no banco dos encarnados, uma vez que João Neves tem presença certa no meio-campo. As mudanças de Schmidt podem não se resumir à entrada do turco. Ainda com Bah lesionado, é certo que o treinador terá de manter Aursnes na lateral-direita, mas no flanco esquerdo, ocupado nos últimos jogos pelo central Morato, Jurásek também está à espreita.