O médio-ofensivo de 22 anos aterrou ontem em Lisboa e as águias vão pagar 27 milhões por 75% do passe
Corpo do artigo
O Benfica ganhou a corrida pelos serviços de Sudakov, médio-ofensivo que os responsáveis encarnados tinham em boa conta e que, agora, conseguiram acrescentar ao plantel à disposição de Bruno Lage para esta campanha.
O internacional ucraniano (por 29 ocasiões, com três golos marcados) chegou ontem ao Aeródromo de Cascais, por volta das 13h00, na companhia de Rui Pedro Braz, diretor-desportivo das águias, e foi abordado pelos jornalistas, mas optou por não fazer nenhum comentário.
O jogador cumpriu os indispensáveis exames médicos e, sabe O JOGO, espera pela resolução de algumas questões burocráticas para assinar contrato e ser apresentado oficialmente como reforço do Benfica, à semelhança do que aconteceu, ainda este verão, na chegada do avançado croata Ivanovic.
A SAD encarnada vai investir 27 milhões de euros na aquisição de 75% dos direitos económicos do jogador, o mais caro de sempre das águias, o que resulta numa avaliação de 36 milhões de euros do seu passe. O Benfica atinge, assim, a fasquia dos 27 milhões de euros novamente, após ter investido a mesma quantia na contratação de Richard Ríos, também este verão, embora pela totalidade do passe do colombiano. Na corrida pelo jogador terá ainda entrado o FC Porto, com uma alegada proposta de 30 M€, supostamente dependente da saída de Rodrigo Mora, que não se concretizou.
Sudakov dá, assim, um passo significativo na carreira, que, até agora, foi dedicada exclusivamente ao Shakhtar Donetsk, clube onde o atacante foi formado, e pelo qual jogou as últimas seis temporadas a nível sénior – estreou-se com 18 anos, pela mão de Luís Castro, frente ao Real Madrid, na Liga dos Campeões.
Esta temporada, Sudakov já leva duas assistências em 10 encontros, e, no ano passado, somou 15 golos e 7 assistências nos 37 jogos em que foi utilizado.
Sudakov despediu-se dos adeptos do Shakhtar anteontem, após o encontro com o Servette. Na deslocação à Suíça, para a segunda mão do play-off de acesso à Liga Conferência, o conjunto ucraniano carimbou a passagem para a prova europeia com uma vitória por 2-1, no prolongamento. Face às lesões de vários avançados, Sudakov foi obrigado a cumprir os 120’ como ponta-de-lança. No Benfica, vai reencontrar Trubin, com quem mantém uma forte relação de amizade.