Schmidt já deverá contar com Bernat e Bah no início de janeiro, podendo ambos ser opção para novo embate de risco. A evolução das lesões dos dois laterais, que têm obrigado a adaptações permanentes, está a decorrer de forma positiva e pode permitir que sejam lançados na ronda da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
O Benfica recebe na quinta-feira o Aves SAD para encerrar a fase de grupos da Taça da Liga e tentar carimbar o apuramento para a ronda seguinte, encerrando o ano civil com a receção ao Famalicão. Será depois disso que Roger Schmidt irá receber dois reforços e ambos para o setor mais recuado. Não são contratações, trata-se de Alexander Bah e Juan Bernat, que chegam diretamente do departamento médico e com a expectativa de iniciarem o ano em busca apenas do ritmo de competição perdido.
Segundo as previsões médicas transmitidas ao treinador alemão, o lateral direito e o defesa-esquerdo já deverão estar clinicamente aptos para o primeiro jogo do ano, na visita a Arouca (dia 6). Porém, e sempre dependendo das avaliações a que serão submetidos regularmente, a expectativa de Schmidt passa por ter a possibilidade de contar com ambos, sobretudo Bah, para novo embate de risco com o Braga, desta feita a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, agendado para o dia 10.
Se a ausência de Bernat, espanhol cedido por empréstimo pelo PSG, tem sido suprida por um central, Morato, que também compensa o momento de baixa de forma do reforço Jurásek, a disponibilidade de Bah dá novo trunfo para a ala direita, viabilizando a utilização de Aursnes em funções mais adiantadas ou até voltando a ser solução para a esquerda da defesa como já aconteceu no início da temporada.
Depois de ter sido lançado em 42 jogos na época passada, Bah tem apenas 11 utilizações em 2023/24, tendo metido baixa após o primeiro embate com a Real Sociedad, na Liga dos Campeões, para recuperar um edema ósseo do segundo metatarsiano do pé esquerdo, uma lesão que não obriga a operação, mas causa dor e recomenda paragem. Já Bernat, foi lançado em seis encontros e tem estado ausente das opções devido a sucessivas queixas musculares.
Neres de volta só em fevereiro
Operado a 16 de novembro para debelar uma lesão no menisco interno do joelho esquerdo, David Neres enfrenta recuperação mais demorada que a dos outros dois “clientes” do departamento médico. O extremo brasileiro até iniciou já o processo de recuperação, tendo passado pelo Centro Médico de Excelência HMS FIFA, no Dubai, onde trabalhou com Jony Dias, especialista em atletas de alta performance com quem o camisola 7 trabalhou quando se lesionou no mesmo joelho no Ajax, e ainda com Telmo Firmino, fisioterapeuta das águias. Se tudo correr como está previsto, o dianteiro deverá voltar aos treinos com o plantel em fevereiro, dependendo depois o regresso aos relvados da condição física.