Clube da Luz oficializou a contratação nos últimos minutos desta terça-feira
Corpo do artigo
Álvaro Fernández, que o Benfica anuncia como Álvaro Carreras, é mais um reforço de inverno do Benfica.
O defesa-esquerdo espanhol de 20 anos chega à Luz proveniente do Manchester United, por empréstimo até ao final da época, com opção de compra. Vai vestir a camisola com o número 3.
"O meu pé esquerdo é o meu maior tesouro e agora é para o Benfica. Vamos", disse, de forma breve, no vídeo de apresentação como reforço.
No final da temporada, os encarnados têm a opção de comprar o espanhol em definitivo, tendo de pagar seis milhões de euros. Fabrizio Romano, jornalista especializado em matéria do mercado de transferências, assegura que a compra passa a ser obrigatória no caso de o lateral esquerdo realizar 50% dos jogos do clube da Luz como titular. Os red devils ficam, porém, com uma opção de recompra do jogador.
Além disso, o clube de Manchester terá a possibilidade de, no futuro, garantir a contratação do jogador igualando uma proposta de outro clube . Ou seja, se o Benfica receber uma oferta por Álvaro Fernández, o Manchester United "só" tem de igualar esse valor e, automaticamente, fica com o direito de "ganhar o concurso".
De acordo com Fabrizio Romano, os ingleses também ficarão com direito a uma percentagem numa venda futura.
O espanhol, de 20 anos, iniciou a época no Granada, onde fez 14 jogos. Nos últimos dias, o Manchester United terminou a cedência do lateral para que este pudesse rumar a Lisboa.
Álvaro Fernández chega ao Benfica num momento em que os campeões nacionais procuravam soluções para o lado esquerdo da defesa, que tem sido ocupado pelo defesa central Morato, e quando Bernat, lesionado, e David Jurásek não têm sido opções.
O lado esquerdo da defesa tem sido um problema para a equipa encarnada, com Roger Schmidt ainda à procura de soluções, após a saída no final da época de Alex Grimaldo (Bayer Leverkusen), que terminou contrato, e de Ristic (Celta Vigo), que não entrava nas contas do treinador.
Álvaro Fernández, formado no Deportivo da Corunha e no Real Madrid, assinou pelo Manchester United ainda júnior, mas nunca jogou pela equipa principal dos ‘red devils’, sendo emprestado na última época ao Preston e já nesta ao Granada.
Pelo Granada, 19.º e penúltimo da Liga espanhola, Fernández fez 14 jogos, mas apenas seis a titular.
Além das chegadas de Marcos Leonardo e Álvaro Fernández, o Benfica ainda deverá oficializar no final deste período de transferências, o jovem extremo argentino Gianluca Prestianni, ex-Vélez Sarsfield, que apenas poderá ser formalizado quando fizer 18 anos, em 31 de janeiro.