"Na Serra da Freita existe uma oferta incrível em termos de trilhos"
ESPECIAL VALE DE CAMBRA - Com uma aposta crescente no desporto, Autarquia foca-se em oferecer melhores condições a todos.
Corpo do artigo
Pedro Bastos: "Serei sempre grato à cidade de Vale de Cambra"
Foi por intermédio de familiares que o basquetebol entrou na vida de Pedro Bastos. Começou a jogar aos quatro anos e desde então a modalidade é parte integrante da sua vida. Deu os primeiros passos no ACR Vale de Cambra, passou pela Dragon Force, pelo FC Porto e AD Ovarense. Atualmente jogador do Vitória de Guimarães e da Seleção, é, para ele, um sentimento de orgulho poder representar Portugal e clubes históricos, e também uma recompensa por todo o seu trabalho e dedicação desde jovem, que não pretende perder. Pedro, que se identifica com o jogador da NBA Stephen Curry, afirmou que Vale de Cambra contribuiu para o seu sucesso e destacou que mantém uma ligação forte com a cidade, onde se desloca sempre que existe oportunidade. "Quando me perguntam, nos sítios onde nós jogámos, de onde eu sou, digo logo "Vale de Cambra e com muito orgulho" porque foi lá, nos pavilhões, que o meu sonho de ser basquetebolista começou e serei sempre grato à cidade que é a minha casa", finalizou.
Alice Lopes: "Conciliar desporto e beleza dos locais é um privilégio
Mudou-se para Vale de Cambra no âmbito do trabalho e não quis sair mais de lá. Alice Lopes teve desde sempre um gosto pelo desporto, mas foi ao apaixonar-se pela Serra da Freita que decidiu praticar o SkyRunning. A atleta, representante da Associação da Felgueira, que já foi Campeã Nacional em 2019 e medalhada de bronze no Campeonato da Europa em 2021, está sempre à procura de ser melhor e admite treinar para conseguir alcançar os seus objetivos. Para além dos seus sonhos de conquista de outros títulos, Alice afirma que o que mais deseja é continuar a usufruir destas paisagens. "Poder conciliar o desporto e a beleza dos locais, é para mim um privilégio", realçou. Nesse sentido, admite que foi graças a Vale de Cambra que se tornou na atleta que é hoje. "O município tem uma grande oferta para este tipo de desporto. Na Serra da Freita existe uma oferta incrível em termos de trilhos. Temos trilhos bonitos, difíceis, fáceis, mas é sempre maravilhoso correr aqui", concluiu.
Carlos Almeida: "Preocupação de ajudar associações e coletividades"
Nascido numa família de desportistas, Carlos Almeida ganhou muito cedo o gosto pelo desporto. Foi num recrutamento de atletas no início do desenvolvimento do basquetebol em Vale de Cambra que a sua ligação à modalidade começou e admitiu que "foi amor à primeira vista". Aliou o seu sonho de adolescente de ser professor de Educação Física à sua paixão pelo basquetebol e seguiu o ramo de treinador, no qual se mantém ainda hoje, ao serviço do Portimonense. Recorda Vale de Cambra com muito carinho, apesar de não conseguir estar muitas vezes, e afirma que a ligação é muito forte, pois foi em Vale de Cambra que cresceu e deu os seus primeiros passos no basquetebol. O treinador, que quer lutar pela manutenção da equipa na Liga, afirmou ainda que todos os investimentos do Município de Vale de Cambra contribuíram para o seu sucesso. "Umas vezes mais do que noutras, mas houve sempre a preocupação de dotar o concelho de infraestruturas e de ajudar as associações e as coletividades no sentido de poderem fazer o melhor trabalho possível", finalizou.