Governo suspende desporto este fim de semana. I e II Liga são exceção

Governo suspende desporto este fim de semana. I e II Liga são exceção

FPF, numa primeira fase, e pouco depois as federações de andebol, basquetebol, patinagem e voleibol, deram conta da decisão governamental

A decisão é final. A limitação de circulação entre diferentes concelhos do território continental, no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de dia 3 de novembro de 2020, levou o Governo a cancelar de todas as competições desportivas, com exceção para as provas profissionais, ou seja, I e II Liga.

A FPF foi a primeira a dar conta da decisão, já este sexta-feira, anunciando "a alteração completa da próxima jornada das provas presentemente organizadas pela FPF", marcada para os próximos quatro dias. Em causa, refere o comunicado "o contexto de saúde pública existente" e as "medidas decretadas pelo Governo pra os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, no âmbito da situação de calamidade, e da determinação de limitação de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de dia 3 de novembro de 2020". Na prática, a FPF organiza o Campeonato de Portugal, Liga BPI (campeonato feminino), Liga Revelação e campeonatos nacionais de futsal. Assim sendo, no que se refere ao futebol, apenas terão lugar os jogos da I e II Liga.

Pouco depois, as federações de andebol, basquetebol, patinagem e voleibol, deram conta da mesma decisão. "A decisão de suspender as atividades desportivas não profissionais foi comunicada pelo Governo às federações desportivas esta quinta-feira e apelamos à melhor compreensão de todos no sentido de a cumprir".

COMUNICADO DA FPF

"Para conhecimento dos Sócios Ordinários, Clubes, Sociedades Desportivas e demais interessados, informamos que, face ao contexto de saúde pública existente e às medidas decretadas pelo Governo através da publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-B/2020, que define medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade, e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020, que determina a limitação de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de dia 3 de novembro de 2020, é decidida a alteração completa da próxima jornada das provas presentemente organizadas pela FPF.
Nessa medida, os jogos agendados nas datas acima mencionadas não se irão realizar e serão indicadas novas datas oportunamente.
A decisão de suspender as atividades desportivas não profissionais foi reafirmada pelo Governo às federações desportivas esta quinta-feira e a FPF apela à melhor compreensão de todos no sentido de a cumprir.

Pel"A Direção da FPF"

COMUNICADO CONJUNTO ADIAMENTO DE JOGOS

"Informamos que, face ao contexto de saúde pública existente e às medidas decretadas pelo Governo através da publicação da resolução do Conselho de Ministros n.º 88-B/2020, que define medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade, e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020, que determina a limitação de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de dia 3 de novembro de 2020, é decidida a alteração completa da próxima jornada das provas presentemente organizadas pelas 5 Federações.

Nessa medida, os jogos agendados nas datas acima mencionadas não se irão realizar e serão indicadas novas datas oportunamente.

A decisão de suspender as atividades desportivas não profissionais foi comunicada pelo Governo às federações desportivas esta quinta-feira e apelamos à melhor compreensão de todos no sentido de a cumprir.

Lisboa e Porto, 29 de outubro de 2020

Federação Portuguesa de Voleibol

Federação de Andebol de Portugal

Federação Portuguesa de Basquetebol

Federação Portuguesa de Futebol

Federação de Patinagem de Portugal"