A decisão resulta sobretudo de impedimentos legais resultantes do estado restritivo em vigor até 2 de maio
Corpo do artigo
A 24.ª edição da recriação histórica Viagem Medieval, que durante 12 dias consecutivos em julho e agosto deveria levar cerca de 700.000 visitantes ao centro histórico de Santa Maria da Feira, foi cancelada, revelou este domingo a autarquia local.
Em causa está o evento do distrito de Aveiro que, se não fossem as restrições impostas pela pandemia de covid-19, este ano se realizaria de 29 de julho a 9 de agosto, envolvendo o trabalho diário de cerca de 2.000 pessoas na animação de uma área de 34 hectares - que abrange desde zonas urbanas até matas, lagos, igrejas, um rio, uma quinta com grutas artificiais e o próprio Castelo da Feira.
"A renovação do estado de emergência, no dia 17 de abril, inviabiliza a realização da 24.ª Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, a maior recriação histórica da Europa. Para a organização da Viagem - Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho da Feira - o que importa são as pessoas e, nesse âmbito, a edição de 2020 é cancelada", declara a autarquia.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
A decisão resulta sobretudo de impedimentos legais resultantes do estado restritivo em vigor até 2 de maio, uma vez que, " das medidas excecionais e temporárias adotadas pelo Governo no âmbito do combate à covid-19, consta a não realização de eventos de massa até ao 90.º dia útil após o término do estado de emergência".
Cancelada a edição que seria dedicada à Batalha de Aljubarrota, as três entidades que organizam o evento - que implica um orçamento global de cerca de 1,5 milhões de euros e já vem sendo autossustentável há alguns anos - antecipam "experiências únicas" para a próxima recriação.
"Viveremos juntos esta viagem em 2021", afirmam.
Nessa altura, a Viagem Medieval da Feira completará 25 anos de existência, pelo que a autarquia promete já um "intenso palco de momentos da História de Portugal, sob o tema "De Condado a Reino - A Dinastia Afonsina em Três Séculos de História(s)'".