Nas últimas 24 horas, registaram-se 138 óbitos no país vizinho.
Corpo do artigo
Espanha registou 138 mortes devido à pandemia de covid-19 nas últimas 24 horas, uma diminuição significativa em relação às 217 de quinta-feira e um número que volta a ser inferior à barreira de 200 óbitos.
De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, o país contabilizou um total de 27.459 óbitos desde que a doença foi declarada.
Segundo os números divulgados, há 549 novos casos com a doença, elevando para 230.183 o total de infetados confirmados até esta sexta-feira pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do novo coronavírus.
Os dados diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, foram hospitalizados 346 doentes, num total de 124.571 pessoas que precisaram de ser internadas.
Em comparação com os dados totais de quinta-feira, houve um aumento de 0,24 por cento de novos casos com a doença e de 0,5% de óbitos.
As comunidades autónomas espanholas que ainda não passaram à fase um do desconfinamento vão hoje saber se o Governo vai autorizar essa transição a partir de segunda-feira, uma semana depois das restantes regiões. Uma delas é a comunidade de Madrid, a mais atingida pela pandemia, que o executivo manteve na fase zero contra a vontade dos dirigentes regionais, que continuam a insistir que estão prontos para aliviar as medidas de confinamento em vigor.
A partir desta sexta-feira, todas as pessoas que entrem em Espanha têm de cumprir uma quarentena durante 14 dias.