Esta iniciativa, interrompida pela primeira vez em quase 700 anos de história, junta-se às outras duas romarias do concelho - Festas da Senhora da Hora e Festas do Mártir São Sebastião, igualmente canceladas
Corpo do artigo
As Festas do Senhor de Matosinhos, no distrito do Porto, agendadas para 22 de maio a 14 de junho, foram canceladas devido à atual pandemia da covid-19, anunciou esta terça-feira a câmara local.
Esta decisão, aprovada por unanimidade em reunião do executivo municipal, prendeu-se com o facto de "não estarem reunidas as condições necessárias para a sua realização", dado o "cenário de pandemia que se vive no país", referiu a autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, em comunicado.
Esta iniciativa, interrompida pela primeira vez em quase 700 anos de história, junta-se às outras duas romarias do concelho - Festas da Senhora da Hora e Festas do Mártir São Sebastião, igualmente canceladas, adiantou.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
"Todos os intervenientes estão conscientes da penalização económica que esta circunstância trará aos operadores deste tipo de festas e romarias", referiu o vice-presidente da câmara, Fernando Rocha, citado na nota.
O autarca, que é presidente da Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos - entidade coorganizadora das festas - sublinhou que depois de consultadas as autoridades de saúde "nenhuma outra decisão poderia ser tomada".
Contudo, Fernando Rocha disse estar a ser articulada com a Paróquia de Matosinhos "uma fórmula" que permita que o Dia do Senhor de Matosinhos, que este ano se celebra a 03 de junho, seja assinalado.