Garantia dada pelo vice-presidente norte-americano, Mike Pence
Corpo do artigo
O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, avançou este domingo que o país está a fazer 150.000 testes à covid-19 diariamente e considerou que o número podia ser maior, se os governadores usassem os meios disponíveis em cada estado.
Em declarações à estação televisiva NBC, Pence adiantou que estão a ser feitos 150.000 testes diários e afirmou que "se os estados em todo o país ativarem todos os laboratórios que estão disponíveis em cada estado" os Estados Unidos da América podem "duplicar esse número de um dia para o outro".
O vice-presidente norte-americano prosseguiu garantindo que o país tem, à data, "testes suficientes" para que os estados comessem a retomar a atividade económica.
Segundo avança a AP, a resposta chegou de governadores democratas e republicanos, reconhecendo que existem laboratórios que podem aumentar a capacidade de testes em várias áreas, mas lembram que esse processo é, muitas vezes, atrasado por processos a nível federal.
Pence mencionou, ainda, que o "presidente quer reabrir a economia assim que for possível fazê-lo em segurança e com responsabilidade".
A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu de 3,5% em fevereiro para 4,4% em março, devido ao impacto económico da pandemia de covid-19 que paralisou a atividade, informou hoje o Departamento do Trabalho.
A economia norte-americana perdeu no mês passado 701.000 postos de trabalho, pondo fim a uma tendência de 113 meses consecutivos de crescimento.