"Estamos a avançar a boa velocidade", afirmou um ministro espanhol.
Corpo do artigo
Pedro Duque, Ministro da Ciência e da Inovação de Espanha, informou esta sexta-feira que "provavelmente até ao fim de abril", uma equipa de investigadores do seu país espera ter pronta uma candidata a vacina contra a covid-19.
"Procuramos uma solução em conjunto com cientistas de todo o mundo. Temos muitos centros científicos espanhóis a trabalhar nisso, com várias linhas de procura de uma vacina. Esta área está a progredir como tínhamos previsto", declarou o ministro, referindo-se com mais entusiasmo, em particular, a um projeto que está a ser desenvolvido por uma equipa formada por Luis Enjuanes e Isabel Sola, no Centro Nacional de Biotecnologia do Conselho Superior de Investigações Científicas.
Uma vacina que, neste caso, "será a mais avançada ou das mais avançadas do mundo" neste momento, conforme considerou Pedro Duque.
"Estamos a avançar em muito boa velocidade. Penso que existe a possibilidade de que seja Espanha a descobrir a vacina", disse ainda Pedro Duque.
"Em Espanha temos um nível bastante alto. Os nossos cientistas podem comparar-se com os de qualquer outra parte do mundo", acrescentou.
Também em Espanha, uma equipa liderada pela bióloga Núria Montserrat recebeu na quinta-feira autorização das autoridades sanitárias para testar um medicamento com 200 pessoas gravemente doentes com covid-19 em hospitais de Alemanha, Áustria e Dinamarca. O medicamento chama-se APN01 e foi desenvolvido a partir de testes feitos em mini-rins artificiais que foram propositadamente infetados com este tipo de coronavírus.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS