Desvios de dinheiro, abuso de confiança: tensão entre China e Estados Unidos a escalar
China acusa Governo de Donald Trump de abusar da confiança do povo americano.
Corpo do artigo
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse esta quinta-feira que as autoridades norte-americanas falharam no combate à pandemia de covid-19 e que "abusaram da confiança do povo americano".
Os EUA e a China estão numa escalada de tensão com acusações mútuas sobre erros e omissões na luta contra a propagação do novo coronavírus, com Washington a acusar Pequim de ter negligenciado os riscos da pandemia, na sua fase inicial, e com o Governo chinês a denunciar a ineficácia norte-americana na crise sanitária.
O porta-voz da diplomacia chinesa Zhao Lijian respondeu às denúncias de um alegado encobrimento dos riscos do novo coronavírus, por parte de Pequim, quando este surgiu pela primeira vez na cidade de Wuhan.
Zhao acusou as autoridades norte-americanas de terem estado envolvidas "na manipulação política de responsabilidades e em desvios de dinheiro", em matérias relacionadas com a pandemia.
A diplomacia chinesa desvalorizou a possibilidade de os Estados Unidos colocarem uma ação criminal internacional contra Pequim, pela forma como o Governo chinês lidou com a fase inicial da pandemia.
Em contra-ataque, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China acusou os EUA de lidarem com a crise sanitária de forma "frívola" e "ineficaz", aconselhando o Governo norte-americano a "concentrar-se mais em combater a pandemia e salvar a vida e a saúde do povo americano, de quem tem abusado da confiança".
12193368
Esta semana, o Departamento de Estado norte-americano já tinha denunciado este género de críticas por parte de Pequim como sendo parte de uma estratégia de desinformação para denegrir a imagem dos países ocidentais na luta contra a pandemia.