António Costa anunciou plano de desconfinamento por fases.
Corpo do artigo
O Governo vai autorizar a prática de todas as modalidades desportivas a partir de 3 de maio, de acordo com o plano de desconfinamento, devido à covid-19, anunciado esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa.
Desde meados de janeiro, quando foi decretado o novo confinamento, apenas era "permitida a atividade física e o treino de desportos individuais ao ar livre, assim como todas as atividades de treino e competitivas profissionais e equiparadas".
Assim, de acordo com o plano apresentado esta quinta-feira, a partir de 3 de maio serão autorizadas "todas as modalidades desportivas", numa data em que serão autorizados "grandes eventos exteriores com diminuição de lotação".
A 5 de abril, após a Páscoa, poderão ser praticadas as modalidades de baixo risco, assim como a atividade ao ar livre até quatro pessoas.
As modalidades desportivas de médio risco serão autorizadas a partir de 19 de abril, quando será permitida a atividade física ao ar livre até seis pessoas, a abertura de ginásios sem aulas de grupo e a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação.
Confira aqui os níveis de risco das diferentes modalidades:
- Baixo risco (a partir de 5 de abril): Natação, Surf, Bodyboard, Paddle, Ténis e Ténis de mesa;
- Médio risco (a partir de 19 de abril): Andebol (incluindo o de pavilhão, praia ou em cadeira de rodas), Aquatlo, Basquetebol, Corfebol, Futebol (incluindo o de praia), Futsal, Hóquei (em patins e em linha) e Voleibol;
- Alto risco (a partir de 3 de maio): Artes Marciais chinesas, Dança desportiva (Standard & Latino-Americans), Ginástica acrobática, Judo, Ju-jitsu, Karaté, Kickboxing e Muaythai, Lutas Amadoras, Patinagem artística de pares, Polo aquático e Râguebi.