Em comunicado, a CM Porto refere que é fundamental ter acesso aos números desagregados para que possa "cumprir legislação, normas e despachos do Governo e da DGS".
Corpo do artigo
A Câmara Municipal do Porto pretende obter números desagregados referentes à pandemia da covid-19 e, por essa razão, pediu à ARS Norte e ao Ministério da Saúde que forneçam todos os dados do município, de forma a "poder cumprir legislação, normas e despachos do Governo e da DGS".
Em comunicado enviado às redações, a CM Porto solicita "toda a informação estatística referente ao concelho", "tendo em conta que na cidade estão sediados dois dos principais hospitais públicos de combate à pandemia, o que dificulta o entendimento da evolução da doença nos residentes da cidade". Acresce ainda que, até ao momento, "não foi comunicado qualquer dado oficialmente".
O presidente Rui Moreira e a sua equipa querem ter ao dispôr os números totais de doentes, mas sem detalhe relativamente à identificação das pessoas. Assim sendo, pretende-se que sejam facultadas as seguintes informações: Infetados confirmados; Infetados confirmados com mais de 65 anos; Doentes internados; Doentes internados com mais de 65 anos; Doentes internados em UCI; Doentes internados em UCI com mais de 65 anos; Mortes registadas; Mortes registadas com mais de 65 anos.
A Câmara do Porto refere ainda que "estas informações são fundamentais para que o Município possa dar resposta a despachos que lhe conferem também competências na disponibilização ao Instituto de Medicina Legal de meios e espaços" e que, "só conhecendo o pormenor dos dados na cidade, pode o Município adequar estas respostas".
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS