El País' teceu grandes elogios a Portugal chegando a apelidar de "suecos do sul".
Corpo do artigo
Portugal tem sido muito elogiado lá fora pela forma como tem combatido o surto de coronavírus.
Agora o 'El País', jornal de Espanha, país que muito tem sofrido com a pandemia, teceu grandes elogios a Portugal, chegando mesmo a fazer uma comparação com um dos mais desenvolvimentos países do mundo: os "suecos do sul".
"Portugal supera a pandemia com metade das mortes da Suécia por milhão de habitantes. Embora o mundo olhe boquiaberto para o Norte, britânicos, suíços, holandeses e alemães podiam aprender alguma coisa com o latino Portugal, onde o coronavírus está sob controlo", escreve o periódico castelhano.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
A publicação lembra ainda que as expectativas para Portugal eram muito negativas. "As previsões mais pessimistas apontavam para um milhão de infetados, 10 por cento da população do país. Mas 40 dias depois, há apenas cerca de 16 mil casos e 470 mortes" [n.d.r.: número subiram este domingo para 16.585 e 504, respetivamente].
O pneumologista Filipe Froes foi ouvido pelo 'El País' e desvalorizou esse ponto de vista. "Estamos em fases diferentes. Estamos três semanas atrás da Itália e uma ou duas atrás da Espanha. Ainda é cedo para avaliar Portugal. (...) Todos os países aplicaram as mesmas medidas mas nós tivemos mais tempo para prepará-las", lembrou.
Para além disso, salientou o facto de os hospitais não estarem saturados e os hospitais de campanha não terem sido ainda utilizados.