Indignação generalizada contra "conclusão" de reportagem da TVI sobre a incidência da pandemia no Norte. Publicação de Rui Moreira já tem 12 mil partilhas
Corpo do artigo
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, insurgiu-se, hoje, contra uma peça jornalística da TVI, considerando que a mesma é "desinformação", e cujo conteúdo se tornou viral, nomeadamente através da partilha do oráculo televisivo, onde se afirma que o Norte de Portugal é mais castigado pela covid-19 por ser um território com "população menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares".
A fotografia do oráculo está a ser partilhada por milhares de internautas, descrita com fórmulas de indignação que vão do insulto ao apelo ao boicote à estação sedeada em Lisboa. O autarca portuense, por sua vez, conclui, na publicação da sua página oficial, que "tudo isto tem, é claro, um nome. Chama-se "portofobia". Um sentimento arreigado em pessoas que acham que "este país" seria melhor sem "o Norte". Pois bem, nós somos portugueses. Nem temos de invocar que daqui houve nome Portugal. Basta dizer que quem não está bem que se mude, e nós estamos bem em Portugal".
https://www.facebook.com/356641914442344/posts/2603519486421231/?d=n
Rui Moreira detalha, inclusive, que "numa peça emitida no Jornal das 8, a TVI ouviu especialistas que explicaram a disparidade de incidência da pandemia a Norte e a Sul. Invocaram o facto da infeção ter começado a Norte, devido à ligações dos empresários a Itália e à Espanha, a concentração demográfica maior a Norte e uma economia muito concentrada em indústrias, que não podem trabalhar em teletrabalho. Ou seja, a economia do Norte, assente na indústria, era e é mais vulnerável".
Porém, prossegue: "a jornalista e o oráculo da peça concluíam mais além, e atribuíram a maior incidência da doença ao facto da população do Norte ser mais pobre... e "menos educada". A peça da TVI conclui portanto, sem base científica, que os nortenhos (ilustrados com uma bonita imagem do Porto) são menos educados e mais pobres e que é por isso que têm mais Covid-19".
Entre várias considerações, que pode ler na publicação do autarca portuense, refere um artigo da BBC sobre as campanhas de sensibilização sobre a pandemia, o qual refere que "até os mais inteligentes e instruídos acreditam em mentiras que podem prejudicar a luta contra a doença e aconselha todos a terem uma comunicação simples, direta e baseada em factos e não em mitos".
"Assim se pede à TVI para que contribua nesta campanha de informação correta, rigorosa e clara e que não leve à criação de estigmas e mitos que, no limite, prejudicam o combate à doença. E não foi isso que ontem fez a TVI, ao desinformar".
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS