Com o Mundial do Catar a todo o vapor e já com várias surpresas, vale a pena olhar com mais atenção para os últimos encontros da fase de grupos, em que se vai decidir o acesso aos oitavos de final. A Betclic oferece-te aqui a antevisão de alguns dos encontros mais apetecíveis.
Corpo do artigo
Equador vs Senegal
29 de novembro
O Equador está em segundo no Grupo A, com mais um ponto do que o Senegal, estando tudo em aberto no que respeita à passagem à fase seguinte. Os sul-americanos venceram o Qatar e empataram com os Países Baixos, ao passo que a formação africana venceu os anfitriões da prova. Neste encontro, espera-se futebol ofensivo por parte dos senegaleses, que precisam de vencer para terem a garantia do apuramento, ao passo que aos equatorianos bastará o empate, ainda que possa chegar ao primeiro lugar do grupo, caso vença e Qatar não perca no outro encontro. Favoritismo muito ligeiro para o Equador, com o Senegal sem nada a perder.
Polónia vs Argentina
30 de novembro
Depois da derrota surpreendente com a Arábia Saudita, no primeiro encontro do Grupo C, a Argentina venceu o México e tem três pontos, um atrás um atrás da líder Polónia e em igualdade com a formação do Médio oriente. Só um triunfo argentino poderá garantir uma passagem tranquila à fase seguinte, deixando a Polónia a fazer contas no segundo lugar. Aos polacos, por seu turno, basta um empate para seguirem em frente, mas é um risco enorme adotar uma postura expectante frente a um conjunto celeste tão valioso em talento individual. Favoritismo argentino, até porque já estão escaldados após a derrota no encontro inaugural.
Arábia Saudita vs México
30 de novembro
Os sauditas foram uma das grandes surpresas da prova, ao baterem a Argentina, tida como candidata ao título. Tiveram uma prestação menos feliz com a Polónia, saindo derrotados do encontro, mas mantêm-se na luta pelo apuramento, que conseguiram caso vençam o Qatar, seja qual for o resultado do outro jogo do Grupo C. O México tem apenas um ponto e, embora seja necessária uma conjugação de resultados e golos marcados para se apurar, ainda pode sonhar. O México é favorito, mas os sauditas já demonstraram que podem surpreender qualquer equipa.
Japão vs Espanha
1 de dezembro
Os nipónicos estão em segundos no Grupo E, em igualdade pontual com Costa Rica, com três pontos cada. A Espanha segue na liderança, com quatro. Embora o empate seja suficiente para La Roja garantir o apuramento, não será esse resultado que estará nos seus horizontes, já que o primeiro lugar no grupo ainda está em jogo. Não se adivinham facilidades para os espanhóis, que terão pela frente um Japão que bateu a Alemanha na jornada inaugural. A alta intensidade dos asiáticos pode ser um desafio para qualquer equipa, embora o favoritismo esteja do lado dos espanhóis.
Croácia vs Bélgica 1 de dezembro
Os croatas estão na liderança do Grupo F, acompanhados por Marrocos, e os belgas seguem logo atrás, com três pontos. Os belgas precisam de deixar melhor imagem do que fizeram no último encontro, que perderam, precisamente, para os marroquinos, se querem garantir a passagem aos oitavos. A Croácia precisa apenas de não perder este encontro para seguir em frente, sendo que a Bélgica está obrigada a vencer para manter vivas as suas aspirações na prova. Jogo muito equilibrado em perspetiva.
Camarões vs Brasil
2 de dezembro
Os africanos já não têm o fulgor de outros Mundiais em que fizeram história, pelo que somam apenas um ponto no grupo. O Brasil surge neste torneio com a magia que individual e coletiva a que já habituou o mundo do futebol e está nos oitavos. A seleção canarinha é, neste encontro, a grande favorita, com um plantel que é uma constelação de fazer inveja a qualquer adversário. Ainda assim, como já vimos neste Mundial, o futebol é pródigo em surpresas.
Coreia do Sul vs Portugal
2 de dezembro
Com apenas um ponto em dois jogos, a Coreia do Sul está obrigada a vencer para acalentar os sonhos de continuar neste Mundial. O Gana, que ganhou aos asiáticos e obrigou Portugal a passar um mau bocado, também entra nas contas, pelo que ainda há muito em aberto no Grupo H. Neste encontro, a formação orientada por Fernando Santos, que já está nos oitavos, é favorita, mas há que demonstrá-lo dentro das quatro linhas.
Sérvia vs Suíça
2 de dezembro
Os suíços partem para a derradeira jornada com possibilidades de seguir em frente do Grupo G, oportunidade que não quererão desperdiçar frente aos sérvios. O triunfo frente aos Camarões deixou a equipa em boa posição para consegui-lo atendendo a que a Sérvia apenas conseguiu um ponto nos dois encontros disputados. Não estando ainda fora da contenda, está com perspetivas muito reduzidas para continuar no Mundial. Bastando que não perca para seguir em frente, a Suíça não terá tarefa fácil frente à seleção balcânica, num jogo que se espera equilibrado.

