Durante seis dias, de 9 a 14 de abril, equipas distritais vão lutar pelos títulos de sub-14 e sub-16, em masculinos e femininos, na 14.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil.
Corpo do artigo
O maior evento de basquetebol federado de Portugal, que contará com mais de 850 atletas, está de regresso à cidade algarvia depois de um ressalto de dois anos. Para além da disputa dos títulos sub-14 e sub-16, em masculinos e femininos, integram o programa deste ano um concurso de lançamentos e 3x3 BasketArt.
A driblar a prova estão a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e a Câmara Municipal de Albufeira, com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve, bem como do Clube de Basquete de Albufeira e o Imortal Basket Club, numa organização de enorme impacto para a região do Algarve e com forte estímulo desportivo.
"Albufeira é um município com excelentes condições para a prática desportiva e o único com menos de 100.000 habitantes que vai apresentar equipas no escalão máximo do basquetebol nacional masculino e feminino", segundo o Presidente da FPB, Manuel Fernandes.
No total vão passar pela cidade, que acolhe este evento pela nona vez, cerca de 1500 agentes do basquetebol, entre jogadores, treinadores, equipas médicas, árbitros, juízes de mesa, dirigentes, staff da organização, voluntários, profissionais da comunicação social e parceiros e patrocinadores.
Para a edição deste ano haverá algumas novidades, entre as quais a inauguração de novos campos de 3×3 BasketArt (um projeto de criação de estilos de vida saudáveis, em recintos decorados com arte urbana, da responsabilidade do artista de grafitti/street-art e pintura mural, ASUR), formação de juízes e treinadores e iniciativas que irão envolver todos na promoção dos valores do desporto, da ética e da integridade.
Novidade é também a realização da cerimónia de encerramento no Estádio Municipal de Albufeira e o facto de ter sido incluído mais um recinto desportivo para a competição, perfazendo um total de cinco.
A Festa do Basquetebol Juvenil, além de um evento desportivo, é também social e lúdico para todos os que nela participam: "Trata-se de uma festa não apenas para os intervenientes diretos, mas também para as equipas dos/as jovens atletas, daí a escolha desta data, que coincide com a interrupção letiva", explicou o autarca de Albufeira, José Rolo. Não fique fora de jogo e participe nesta festa até ao apito final.
