Quando a festa é feita dentro do campo

Quando a festa é feita dentro do campo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Produzido por:

Espírito de equipa. Camaradagem. Fairplay. Amizade. Respeito. Estes são os valores mais importantes num desporto de equipa.

São valores como espírito de equipa, camaradagem, fairplay, amizade e respeito que vão moldar a personalidades dos jovens e que vão ditar o seu futuro. Porque a realidade é que os jovens são o futuro e deve-se ensiná-los a serem os melhores possíveis, sempre com todos estes valores presentes nas suas ações.

Uma forma de demonstrar a importância de todos estes valores interligados é o desporto de equipa. Num desporto em que se tem de contar com outras pessoas para chegar mais longe, valores como espírito de equipa, camaradagem e amizade sobressaem e podem até ser o que distingue os vencedores dos perdedores (e ganhar tem muita importância para estas novas gerações). É também nos desportos de equipa que se aprende o verdadeiro significado de fairplay e de respeito pelo outro, porque apesar de equipas adversárias, o principal é que todos têm um interesse comum: o desporto.

Com vista a incentivar a aprendizagem destes valores, vai acontecer, pela 13ª edição, a Festa do Basquetebol Juvenil de Albufeira. Este, que é o maior evento de desporto federado juvenil que se realiza em Portugal, vai ocorrer de dia 11 a dia 16 de abril e vai envolver cerca de 1540 participantes, entre jogadores, treinadores, juízes, elementos da organização e voluntários, bem como centenas de apoiantes, familiares dos participantes e adeptos da modalidade. Desta forma, a prova corresponde aos Campeonatos de Portugal de seleções distritais e regionais dos escalões Sub-14 e Sub-16, masculinos e femininos.

Esta Festa do Basquetebol 2019, organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, vai decorrer em seis pavilhões do município de Albufeira, contando com a presença de 72 seleções e de 900 atletas, de todas as 18 associações. E para difundir ainda mais os valores cruciais do desporto de equipa entre as camadas mais jovens, para além das atividades desportivas, vão também realizar-se várias ações de formação por parte de treinadores e de juízes, junto dos jogadores.

Assim, para que os jovens desportistas apreendam todos os valores essenciais nos desportos de equipa, como é o caso do basquetebol, em que todos os jogadores estão dependentes uns dos outros, a festa do Basquetebol 2019, para além de ser uma prova, é uma experiência que, com certeza, marcará a vida destes jogadores.