
A poucas horas de voo de Portugal, a ilha de Gran Canaria é um destino onde o verão nunca acaba, os sentidos despertam e cada dia se transforma numa experiência inesquecível. Prepare-se para descobrir muito mais do que praias de sonho.
Corpo do artigo
Imagine que fecha os olhos e apenas ouve o som das ondas e de uma brisa suave com cheiro a mar. Agora, abra os olhos e veja um paraíso a poucas horas de casa. A Gran Canaria dá-lhe as boas-vindas a um lugar que tem tudo para se vir a tornar numa memória inesquecível.
Mergulhar em ouro sobre azul
Ir à praia na Gran Canária é um exercício de escolhas difíceis. Por onde começar? Com 236 quilômetros de litoral e mais de 60 quilómetros de praias, a terceira maior ilha do arquipélago das Canárias oferece uma ampla gama de possibilidades. Talvez pelas praias que banham as icónicas Dunas de Maspalomas, uma espécie de mar de areia dourada, ou em Las Canteras, uma das melhores praias urbanas da Europa. Ou quem sabe explorar as enseadas escondidas de Guayedra. Cada recorte da costa é um verdadeiro cartão-postal.
Imperdível é dar um mergulho nas piscinas naturais, especialmente as do norte da ilha, que são verdadeiras joias esculpidas pela natureza. Em lugares como Agaete, Gáldar ou La Aldea de San Nicolás, a costa vulcânica dá origem a paraísos como as águas cristalinas de Las Salinas de Agaete, ou o Charco de San Lorenzo, em Moya, verdadeiros convites a viver a vida sem pressa, perfeitos um mergulho seguro, único e em absoluta tranquilidade.
O cenário da felicidade
A Gran Canaria é um destino onde todos podem encontrar o cenário ideal para a felicidade. Desde as famílias que aproveitam os dias ensolarados para jogos à beira-mar, aos casais que procuram o "seu" pôr do Sol numa praia tranquila, ou os aventureiros que desejam explorar as águas mornas do Atlântico, seja num caiaque ou numa prancha de surf, ou num mergulho no azul do Atlântico.
Mas a Gran Canaria não é só praia. O seu coração é verde, vibrante e surpreendente. Ao explorar o interior da ilha, vai deparar-se com contrastes marcantes: ravinas, floresta laurissilva (como a que existe na ilha da Madeira), trilhos de montanhas e miradouros onde repousar o olhar sobre a paisagem da ilha. É uma terra onde dá gosto perdermo-nos para nos encontrarmos: num passeio perfumado pelos pinheiros centenários de Tamadaba, unidos à imensidão de Roque Nublo e cúmplices da fleuma de cidades como Tejeda ou Artenara.
Gastronomia Inesquecível
E quando chegar a hora de carregar baterias, temos à nossa espera a gastronomia da Gran Canaria. A ilha ostenta seis Estrelas Michelin, incluindo a única Estrela Verde das Ilhas Canárias, e 14 reconhecimentos no Guia 2025, uma prova do trabalho e criatividade dos chefs e da qualidade dos produtos locais. Cada prato conta uma história de amor pela região. Vamos querer provar o peixe fresco da costa, como a vieja e a garoupa, provar os queijos artesanais do topo da ilha. Sentir o aroma tostado do gofio e experimentar os mojos que emocionam as batatas. Sem esquecer de provar o mel de abelhas pretas e café exótico de Agaete. Tudo isto com vista para o mar ou quem sabe sob as estrelas num Starlight Tourist Destination após um dia de praia. Uma verdadeira experiência gastronómica para os sentidos.
A Gran Canaria é mais do que um lugar: é também uma emoção, um refúgio para a alma, um destino onde há muito para viver e descobrir.
Exótica e sustentável
O verão em Gran Canaria tem um sabor especial, e o melhor é que nunca acaba. É sinónimo de brindes com um cocktail ao pôr-do-sol e de conversas degustadas depois do jantar num terraço com vista para o mar. Ou da descoberta de lojas locais e mercados de artesanato. Sem esquecer a música ao vivo dos festivais ao ar livre, do cinema, teatro e dança, ou dos museus surpreendentes. Significa explorar a história de Vegueta, passear pela capital, Las Palmas de Gran Canaria, e ligar-se ao seu caráter cosmopolita, sentindo como a cidade e o mar batem no mesmo ritmo.
E o melhor de tudo é que Gran Canaria é um paraíso sustentável e acessível. Um destino comprometido com a natureza, onde quase metade do território é protegido como Reserva da Biosfera e Património Mundial pela UNESCO, graças à Paisagem Cultural do Risco Caído e às Montanhas Sagradas de Gran Canaria, testemunho-vivos de modos de vida e crenças dos antigos habitantes da ilha. Uma terra que cuida de si e do seu meio ambiente valoriza as tradições e está comprometida com a sustentabilidade como modo de vida.
Mais que um lugar, uma emoção
Porque, no final, a Gran Canaria é mais do que um lugar: é também uma emoção, um refúgio para a alma, um destino onde há muito para viver e descobrir. Em cada momento sentimos um convite para saborear a brisa, o murmúrio das ondas, o aroma de uma iguaria, a animação das crianças na praia e as conversas que se estendem noite dentro.
Seja em família, numa escapadinha a dois ou com amigos, a ilha adapta-se ao seu ritmo.
E porque há tanto por descobrir, inspire-se com os lugares mais instagramáveis da ilha no site oficial de Turismo de Gran Canaria. Não deixe também de espreitar o blog oficial do Turismo da Gran Canaria, para o qual deixamos um "gostinho" com os Dez Lugares que Não Pode Perder.