Corpo do artigo
O defesa-central brasileiro Xandão, do São Paulo, vai aterrar no início de 2012 em Lisboa para reforçar o plantel do Sporting por um ano e meio, mediante empréstimo negociado com a Traffic, empresa detentora de grande parte do passe do atleta. A chegada do jovem promissor (tem 23 anos) visa dotar a defesa leonina de velocidade e acima de tudo de contundência, lacunas detectadas e que urge colmatar no imediato dadas as constantes lesões de Rodriguez e a utilização de Carriço no meio-campo em substituição do lesionado Rinaudo. A opção de compra deverá rondar os três milhões de euros.
Xandão tinha contrato com o São Paulo até Dezembro de 2012, mas este será revogado e os direitos federativos passarão para o Sporting (os direitos económicos pertencem à Traffic, com 85%, e ao próprio jogador, com 15%). Os leões, com Xandão debaixo de olho há algum tempo, acreditam que, apesar da juventude, o central já acumulou experiência necessária para dar o salto para a Europa e para se impor na equipa de Alvalade.
Com apenas Onyewu, Polga e Ilori disponíveis, a chegada de mais um defesa-central era a grande prioridade da SAD. Porém, apesar da vontade de fazer um investimento seguro e firme, a contenção financeira falou mais alto e os leões tiveram de optar por um empréstimo com opção de compra. O administrador da SAD, Luís Duque, anunciou a ida do Sporting ao mercado na janela de Inverno, em Janeiro, e o presidente Godinho Lopes colocou de imediato água na fervura, uma espécie de travão na euforia e entusiasmo, recordando as dificuldades financeiras decorrentes da crise e o elevado investimento feito no arranque da época. O discurso teve continuidade em Domingos, que acrescentou a possibilidade de recuperação de algum emprestado (o médio Renato Neto, que estava cedido ao Cercle Brugge, foi o primeiro "reforço" e já se treina na Academia).
Mesmo com a presença da torre norte-americana Onyewu, a equipa continua a apresentar dificuldades em lances aéreos e às vezes defende de forma macia, aspectos que podem ser corrigidos e melhorados com a chegada de Xandão, um defesa possante (1,93 m e 88 kg), que não tem qualquer problema em jogar duro ou feio. A envergadura, porém, não lhe retira velocidade, já que essa é até uma das suas principais características. Não se trata de um jogador feito, maduro, mas sim de um futebolista com um mínimo de experiência para não acusar a adaptação, com potencial e margem de progressão. Ao lado de Onyewu, dará envergadura ao eixo defensivo, e com Renato Neto no miolo os leões ganham definitivamente mais centímetros e força.
"Sabemos que há o interesse do Sporting, através dos empresários da Traffic, mas não temos nada ainda formalizado. O São Paulo só se vai manifestar quando a saída do jogador estiver formalizada", comentou Adalberto Batista, director para o futebol do São Paulo. Renato Figueiredo, agente do jogador, revelou que Xandão está entusiasmado: "Ficámos a saber do interesse do Sporting na segunda-feira, através da Traffic. Ficaram de falar com o São Paulo, clube ao qual o jogador está ligado até ao final do próximo ano. Todos os jogadores querem ir para a Europa, e ele até tem passaporte comunitário. É um jogador de perfil europeu, e ficou muito feliz com a notícia. Disse-me que tinha um interesse muito grande no Sporting, caso se concretizasse. Uma transferência para o Sporting não depende só dele. Depende da conversa entre a Traffic e o São Paulo. Se não tivermos novidades, ele apresenta-se aqui a 4 de Janeiro, mas se ligarem entretanto a conversa é outra."
Xandão
NOME COMPLETO Alexandre Luiz Reame
IDADE23 anos (23/02/1988)
ALTURA1,93 m
PESO88 kg
POSIÇÃODefesa-central
CLUBE
São Paulo (2010 e 2011)
Grémio Barueri (2009)
Fluminense (2009)
Guarani (2005, 2007 e 2008)
Atlético Paranaense (2006 e 2007)